Fórum Ministro Henoch Reis receberá a exposição “Pretoberâncias” em alusão e homenagem ao Mês da Consciência Negra

Foto: Reprodução

O nome da exposição une os vocábulos “Preto” e “Protuberância”, criando metáfora poderosa e valendo-se de neologismo para destacar a identidade e cultura negra, ressaltando a necessidade de resistência e respeito às culturas afro-brasileiras e suas lutas históricas.

No período de 5 a 8 de novembro, o Fórum Ministro Henoch Reis, localizado na zona Centro-Sul de Manaus, contará com a exposição denominada “Pretoberâncias”.

A iniciativa do Tribunal de Justiça do Amazonas, por meio de sua Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação e da Comissão de Participação Feminina em parceria com o Coletivo Arte Ocupa, é parte das atividades do Poder Judiciário no mês de novembro, em que se celebra (no dia 20) o “Dia da Consciência Negra”.

Conforme a equipe organizadora, o nome da exposição une os vocábulos “Preto” e “Protuberância”, criando metáfora poderosa e valendo-se de neologismo para destacar a identidade e cultura negra, ressaltando a necessidade de resistência e respeito às culturas afro-brasileiras e suas lutas históricas.

A exposição tem como objetivo promover, por meio da arte, uma reflexão sobre a importância da Consciência Negra, valorizando a diversidade cultural, a história e as contribuições do povo negro para a sociedade brasileira.

Sendo realizada no hall do Fórum Ministro Henoch Reis e aberta ao público para visitação durante o expediente forense, serão exibidas obras de arte de artistas locais que retratem temas relacionados à negritude, identidade, ancestralidade e resistência.

Na ocasião, busca-se criar um espaço de diálogo e conscientização sobre o impacto das desigualdades raciais no Brasil; promover a inclusão social e a diversidade, reforçando o compromisso do Tribunal de Justiça do Amazonas com as questões de igualdade racial e incentivar a produção artística e cultural, abrindo espaço para que artistas negros possam divulgar suas obras.

A curadoria da exposição será realizada pelo artista Marcelo Silva Rufino (Marcelo Rufi) apresentando 33 obras de artistas locais, sendo: uma escultura; três instalações; 11 pinturas; dois desenhos e 16 fotografias, com o apoio da designer Manuo (Emanuely de Oliveira Gomes).(Assessoria)