Galeria dos Corregedores-Gerais de Justiça é reinaugurada na sede do TJAM

Inauguração da galeria do TJAM/Foto: Divulgação

Com a exposição permanente de 23 quadros com as fotografias dos desembargadores e desembargadoras que exerceram a titularidade da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas nos últimos 40 anos, foi reinaugurada na última sexta-feira (16/12), na sede do Tribunal de Justiça, bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus, a “Galeria dos Corregedores-Gerais de Justiça”.

De iniciativa da atual gestão da Corregedoria de Justiça, a Galeria busca reconhecer o empenho e a trajetória dos Corregedores, destacando e homenageando magistrados e magistradas que tiveram a importante e honrosa missão de exercer a titularidade do órgão de correição.

A solenidade de reinauguração teve a participação do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli; do corregedor-geral de Justiça, desembargador Anselmo Chíxaro; do diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador João Simões; do juiz-corregedor auxiliar, Igor Campagnolli; o secretário de Arquivo e Memória do Poder Judiciário Estadual, Manoel Pedro de Souza Net e de servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas.

Instalada no oitavo andar do Edifício Desembargador Arnoldo Péres, a Galeria estará em exposição permanente e foi reformulada para melhor valorizar e preservar a memória histórica do Estado do Amazonas e para destacar, igualmente, a História e trajetória do Poder Judiciário Estadual.

Como marco histórico na linha do tempo, a presente Galeria destaca corregedores e corregedoras que exerçam a titularidade do Órgão de Correição do Poder Judiciário do Estado do Amazonas a partir do início da década de 1980, culminando com a gestão exercida neste ano de 2022.

Na solenidade de inauguração, o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, desembargador Anselmo Chíxaro, falou sobre a importância de se valorizar a história do Poder Judiciário e agradeceu aos magistrados e servidores que prestigiaram a cerimônia. “É com muito alegria que nos reunimos hoje para reinaugurar este espaço, que enaltece uma importante parte da História do Poder Judiciário do Estado do Amazonas. Homenagear cada um dos Corregedores-Gerais de Justiça é enaltecer a importância deste Órgão de Correição e reafirmar seu compromisso em zelar pelo bom funcionamento da Justiça e do segmento Extrajudicial. Nesta oportunidade, ao reinaugurar esta Galeria que ficará em exposição permanente, a atual gestão da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas, evidencia todos os magistrados que conduziram e contribuíram com este órgão de Correição e agradece a todos que aqui estão e fizeram questão de comparecer a esta solenidade de grande simbolismo”, destacou o magistrado.(Assessoria)