Genial/Quaest: Lula tem 53% dos votos válidos; Bolsonaro, 47%

Foto: Getty Images/BBC News

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira, 13, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente no segundo turno das eleições, com 53% dos votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) está com 47%. Os votos válidos excluem brancos, nulos e indecisos.

Em relação à última pesquisa, do dia 6 de outubro, Lula caiu 1%, e Bolsonaro cresceu 1%, com relação aos votos válidos. Já os indecisos representam 7% da amostra, e pessoas que declaram pretender votar branco ou nulo representam 4%, mesmo percentual da última mostragem.

No primeiro turno, Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, ou 48,43% do contabilizado pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro, candidato à reeleição, recebeu 51 milhões de votos, ou 43,20% do total.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre 10 e 12 de outubro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 26 Estados e no Distrito Federal. O registro na Justiça Eleitoral é BR-07106/2022.

Ipec e Datafolha

Na pesquisa Datafolha divulgada da última sexta-feira, 7, Lula estava com 53% dos votos válidos, ante 47% do atual presidente e candidato à reeleição, Bolsonaro. Já a Ipec de segunda-feira, 10, aponta que Lula com 55% dos votos válidos, e Bolsonaro com 45%. Em ambas, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Rejeição e governo

Ainda segundo os dados levantados pela pesquisa Genial/Quaest, 50% dos eleitores não votariam de jeito nenhum no presidente Bolsonaro no segundo turno da eleição para Presidência da República. O índice de rejeição do ex-presidente Lula é de 42%.

A mesma pesquisa apontou que 39% dos entrevistados consideram o governo do presidente Jair Bolsonaro como positivo, 33% avaliam como negativo, e 26% como regular. O grupo dos que não sabem responder soma 2%.

Em relação ao levantamento anterior, a avaliação positiva teve oscilação negativa de dois pontos porcentuais, enquanto a negativa avançou um ponto porcentual. Nas duas pesquisas, 2% não souberam responder o que acham da gestão.

Certeza de voto

Segundo a pesquisa da Genial/Quaest, 92% estão convictos do voto que darão em 30 de outubro, e outros 8% afirmam que ainda podem mudar de opção.

Entre os eleitores de Lula, 93% dizem que a decisão é definitiva, 6% dizem que podem mudar, e 1% não sabe ou não respondeu. Entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro, 94% dizem que a decisão é definitiva, e outros 6% que ainda podem alterar a opção.(Redação do Terra)