Gestão previdenciária de Manaus desperta interesse de Regimes de Previdência da região Norte

Manaus recebe visita de representantes do Acre e do Pará para conhecer sistema Pró-Gestão RPPS/Foto>Beatriz Melo

O destaque da Prefeitura de Manaus na área previdenciária tem despertado interesse de outros Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). A Manaus Previdência recebeu a visita técnica de representantes dos Estados do Acre e Pará para benchmarking sobre o processo de certificação no Pró-Gestão RPPS. A visita teve início na última terça-feira, 3/3, e finalizou nesta quinta-feira(05).

“A visita das representantes dos regimes de previdência do Norte é a evidência de que a Manaus Previdência se destaca entre os RPPS e é reconhecida nacionalmente como referência em gestão previdenciária. As mudanças implementadas na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto para recuperar o sistema previdenciário municipal, dando inclusive, autonomia ao órgão, foram fundamentais para a posição exitosa que Manaus Previdência ocupa”, analisou a diretora-presidente da autarquia manauara, Daniela Benayon, ao afirmar que as portas da Previdência municipal estão sempre abertas a todos que quiserem conhecer o trabalho.

As representantes do Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência), Samira da Silva Louzada Oliveira, chefe de gabinete; Geovanna de Farias Sampaio, departamento financeiro; Natálya Freire Cunha, procuradoria jurídica; Iva Carla Pinto da Silva, departamento de planejamento, e Miriam Rocha Kahuage, coordenadora do núcleo de planejamento do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) foram recepcionadas no primeiro dia, por Daniela Benayon, diretora-presidente da Manaus Previdência, Márcia de Oliveira Assunção, assessora técnica, e Flávio Rodrigues de Castro, superintendente de investimentos.

No primeiro dia, foram apresentadas todas as fases do processo de certificação que vai desde a adesão ao programa até a recepção das auditorias, entraves, desafios, fatores críticos para o sucesso do projeto e os requisitos atendidos na área de Investimentos. Nos dias que se sucederam, foram apresentadas as demais áreas de atuação da autarquia, no escopo do Pró-Gestão, a saber, controle interno, arrecadação, concessão de benefícios, jurídico, tecnologia da informação e psicossocial, onde puderam observar algumas ações na prática, além de aprofundar os conhecimentos nessas áreas e trocar experiências.

“É uma oportunidade ímpar estar aqui, porque a Manaus Previdência já conseguiu a certificação, então já conhecem todo o processo, e isso, para nós, é um grande ganho de tempo e também uma oportunidade de atingir a meta de nos certificarmos”, disse Míriam Kahuage, do Igeprev.

Conforme Kahuage, a Manaus Previdência é muito organizada e sempre proporciona para o segurado o que há de melhor. “Esse olhar de que o segurado é o meu alvo e o meu público, o envolvimento e o comprometimento dos servidores da instituição, é a proposta que quero levar, essa percepção do quanto é importante que todos estejam engajados no mesmo propósito”, destacou.

Para Iva Silva, do Acreprevidência, a experiência foi muito gratificante, porque o Estado do Acre ainda está em processo de implantação do Pró-Gestão. “Ficamos felizes com essa oportunidade de comparecer na Manaus Previdência, compartilhar e receber todo o processo sobre a certificação. Somos muito gratos, estamos realmente querendo implantar esse novo modelo de gestão no nosso estado, para dar uma qualidade melhor no atendimento e cuidado com os nossos aposentados”.

O Pró-Gestão RPPS é um programa de certificação institucional, do Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Previdência, que tem como objetivo incentivar os Regimes Próprios de Previdência Social a adotarem melhores práticas de gestão previdenciária, que proporcionem maior controle dos seus ativos e passivos e mais transparência no relacionamento com os segurados e a sociedade.

A Manaus Previdência em 2019 conquistou a certificação Pró-Gestão RPPS no Nível III, tornando-se a primeira capital da região Norte a obter essa certificação e a segunda de todo país. Ainda em 2019, alcançou o 1º lugar no Prêmio “Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária” – categoria 5, da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem), prêmio que avalia 92 quesitos distribuídos em quatro categorias: Investimentos, Conselhos, Órgão Gestor e Ente Federativo, tornando-se referência nacional.

Em 2020, a previdência municipal está trabalhando para alcançar o nível IV da certificação e os RPPS dos Estados do Acre e Pará buscam a certificação nos níveis I ou II, situação a ser definida após diagnóstico situacional.