Governo do AM assina termo de concessão de área para construção de usina elétrica em Japurá

Governador Wilson Lima assina Termo de Concessão da área para a construção da Usina/Foto: Diego Peres

O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou, ontem, sexta-feira (09), um termo de concessão de uso de uma área estadual no município de Juruá, a 674 quilômetros de distância de Manaus, em linha reta, durante reunião com os titulares da Secretaria de Política Fundiária, Ricardo Francisco; da Superintendência de Habitação do Amazonas (Suhab), Keilla Cunha; e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente, além de representantes de empresas privadas que pretendem investir no setor energético no interior do estado.

Este foi o primeiro passo para que uma concessionária licenciada pelo governo federal possa construir uma usina e ampliar o serviço de energia elétrica naquela região do Amazonas. O terreno concedido pelo estado para a construção da termelétrica fica localizado no município de Juruá, em um ramal que dá acesso ao rio Solimões, a Tamaniquá e à Gleba Mineruá. Ao todo, o espaço soma 3.020 m².

Wilson reúne com assessores no Palácio do Governo/Foto: Diego Peres

“No momento em que a gente viabiliza um projeto de energia elétrica, por exemplo, a gente está possibilitando atendimento na área de saúde, na área de educação, setor primário e outras possibilidades que se abrem no interior. Não se trata de flexibilizar nada, e sim desburocratizar o que for possível”, disse o governador, que tem defendido que o desenvolver o interior é uma das prioridades do Governo do Amazonas. “E, para isso, é preciso viabilizar projetos que beneficiem o cidadão”, enfatizou. “As empresas ganharam os leilões federais, têm prazo junto à Aneel, e nós estamos dando o apoio necessário para viabilizar a implantação dos projetos, obedecendo as regras ambientais, entendendo que, no momento em que se tem energia elétrica, se facilita o desenvolvimento social e econômico”, concluiu Wilson Lima.

Segundo o secretário da SPF, Ricardo Francisco, após a concessão do terreno, o próximo passo das empresas é conseguir o licenciamento ambiental junto às prefeituras e ao Ipaam para que as redes de distribuição também sejam construídas para levar energia aos distritos mais distantes.

O diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, disse que energia é fundamental para o desenvolvimento do interior do Amazonas e que contribuirá em vários contextos sociais. “Há uma orientação para que todos os projetos, ações, obras e serviços que tenham alcance social sejam tratados de forma prioritária, e a estrutura do Ipaam não está fora disso. O órgão ambiental licenciador também está assumindo a parcela de responsabilidade que lhe acabe no licenciamento, e, para isso, reestruturou algumas ações, implantando sistemas informatizados, exatamente para dar celeridade e acatar a decisão do Governo”, explicou o titular do órgão.