Governo do AM valoriza memória das minorias na programação da 17ª Primavera dos Museus

FOTOS: Marcio James / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A ação anual traz, nesta edição, temáticas voltadas às comunidades LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas…

A 17ª Primavera dos Museus iniciou nesta segunda-feira (18/09), com atividades em todo o Brasil. O evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e recebe o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Com o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBTQIAPN+, Indígenas e Quilombolas”, a programação conta com exposições, palestras, visitas mediadas e performances no Palacete Provincial, Museu do Seringal e no Museu do Homem do Norte. As atividades seguem até o dia 23 de setembro.

De acordo com a diretora do Departamento de Museus da pasta da Cultura, Aline Santana, esta temporada busca estimular a participação do público nas atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

“Esse ano nós estamos com uma programação diversificada para atender o público que nos visita, incluindo atividades no Palacete Provincial, que integra os principais museus do Amazonas, como o Museu da Imagem e do Som, o Museu Tiradentes, além de outros espaços importantes para a nossa história”, destaca a diretora.

Em visita ao Palacete Provincial, o engenheiro paulista Álvaro Siquara ressalta a beleza presente na exposição do artista Paulo Lino, situada na Pinacoteca do Estado, que traz releituras de obras de arte com as técnicas e o olhar do artista. “O artista foi muito feliz na escolha das obras, ele fez um trabalho incrível. Realmente é uma releitura de alto nível, eu achei genial. É uma programação imperdível”, afirma Álvaro.

1ª Exposição documental de artista

Além de “Releituras”, a Pinacoteca comporta a 1ª Exposição documental de artista da Pinacoteca do Amazonas: “Trajetos de Da Silva da Selva”. Com a curadoria de João Vitor Dias e Roberta Paredes, a mostra exibe o acervo do artista amazonense Da Silva da Selva, com fotografias, moldes em gesso, jornais e entre outros elementos documentais.

 

“Nós trouxemos o olhar diferenciado dos documentos, em vez das telas. Os nossos documentos têm uma complexidade e universo que traz muita informação histórica, além de registros importantíssimos. O acervo sobre o Da Silva é o maior que temos aqui e está disponível para quem quiser ver”, ressalta João Vitor.

O evento

A Primavera dos Museus é uma ação anual, com duração de uma semana, que visa a mobilizar museus brasileiros para a elaboração de programações especiais voltadas para um mesmo tema, escolhido pelo próprio Ibram. O evento ocorre na semana que inicia a estação da primavera e busca estimular a participação do público, além de criar espaços de reflexão e diálogo.

Confira a programação do evento nos espaços culturais de Manaus:

Misam – Museu da Imagem e do Som do Amazonas (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro)

18/09 a 23/09 – 09h00 às 17h00

Exposição “Misam Diverso” – A exposição visa explorar e divulgar personalidades LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas do Amazonas, por meio de fotos, sons e documentários relacionados ao tema.

 

18/09 a 23/09 – 09h00 às 17h00

Visita Mediada – No Museu da Imagem e do Som pelos monitores de turismo.

 

19/09 – 09h00 às 10h00

Mesa Redonda – Conversa com a comunidade LGBTQIAPN+ sobre a redução das desigualdades sociais e a promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação.

 

21/09 – 14h00 às 15h00

Sarau Cultura Quilombola – Será apresentado um valioso repertório com músicas de artistas negros. é a tradição de matriz africana mais pura, que recebeu menor influência das outras culturas.

 

22/09 – 09h30 às 10h30

Performance de artistas trans – A performance que será apresentada abre a arte para a incorporação, a fluidez, a duração e a mudança.

Local: Corredor Térreo do Palacete Provincial.

Museu de Numismática Bernardo Ramos (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro)

 

18/09 a 23/09 – 09h00 às 17h00

Visita Mediada – No Museu de Numismática Bernardo Ramos pelos monitores de turismo.

 

23/09 – 10h00 às 11h00

Palestra – “Os primeiros habitantes e a arqueologia amazônica” – Palestrante: Nogueira de Almeida – reflexão sobre o desaparecimento étnico da população nativa devido à chegada dos europeus na região amazônica.

 

23/09 – 09h00 às 10h00

Palestra – “Representações negras e indígenas nos quadrinhos brasileiros” Palestrante: Evaldo Vasconcelos – mostrar e apresentar quadrinhos brasileiros com representações da cultura indígena e/ou negra.

 

Museu Do Homem Do Norte (Avenida Silves, 2.222 – Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Distrito Industrial)

 

19/09 a 23/09 – 09h00 às 15h00

Visita Mediada – visita mediada no Museu do Homem do Norte pelos monitores de turismo.

 

20/09 – 10h00 às 11h00

Palestra – Palestrante: Caroline Nogueira – “Memória e Democracia: indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e pessoas LGBT+.”

 

22/09 – 10h00 às 11h09

Palestra – Palestrante: Paulo Holanda – “Novas (re)existências e trajetórias de indígenas e pessoas LGBT+”. A palestra propõe uma reflexão acerca das atuais trajetórias indígenas e da comunidade LGBT+.

 

 

Museu do Seringal Vila Paraíso (Igarapé São João, S/N – Afluente Do Igarapé Do Tarumã Mirim – Zona Rural)

 

18/09 a 24/09 – 09h às 15h

Visita Mediada – No Museu do Seringal Vila Paraíso pelos monitores de turismo.

22/09 – 1400 às 15h00

Palestra – Palestrante: Manoel Henrique – “Relatos de um seringueiro na Amazônia”

Local: Auditório da Escola Municipal José Sobreiro do Nascimento (Comunidade de N. Sra. De Fátima).

Museu Tiradentes da Polícia Militar do Estado Do Amazonas (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro)

18/09 a 23/09 – 09h00 às 17h00

Visita Mediada – Visita mediada no Museu Tiradentes pelos monitores de turismo.

Pinacoteca Do Estado Do Amazonas (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Palacete Provincial – Centro)

 

18/09 a 23/09 – 09h00 às 17h00

Exposição – Releituras de obras de arte pelas técnicas e o olhar do artista Paulo Lino.

Local: Sala de exposições Jozé Bernardes Michiles, localizado no Palacete Provincial.

 

18/09 a 23/09 – 09h às 17h

Exposição – 1° Exposição documental de artista da Pinacoteca do Amazonas: “Trajetos de Da Silva da Selva”, com a curadoria de João Vitor Dias e Roberta Paredes.

 

18/09 a 23/09 – 09h00 às 17h00

Visita Mediada – Na Pinacoteca pelos monitores de turismo.

22/09 – 16h00 às 17h00

Palestra – Um diálogo sobre o acervo do artista Da Silva da Selva salvaguardado na Pinacoteca do Amazonas no 1° Seminário de Memória da arte do Cedomca/Ufam – Palestrante: João Vitor Dias.

Local: Auditório Da Galeria De Artes Da Ufam – Universidade

Federal do Amazonas.

Centro Cultural Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, S/N – Centro)

 

22/09 e 23/09 – 09h00 às 16h00

9ª Edição do Expo Mulher – Feira de economia criativa com artesãs da região.

Local: Andar térreo do Palacete Provincial