Governo do Amazonas compra 600 toneladas de alimentos dos agricultores locais para doar às famílias carentes

Governo do Amazonas distribui 122 toneladas de produtos regionais à famílias carentes/Secom

Nesta quarta-feira (22), o Governo do Amazonas fará a distribuição de mais 122 toneladas de produtos regionais para pessoas em vulnerabilidade social, cadastradas no programa “Amazonas Solidário”. A entrega dos alimentos será realizada às 09h00, na Central de Abastecimento da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), situada em Iranduba, a 27 quilômetros de Manaus.

Na oportunidade, 30 empreendedores que participam do setor de alimentação das Feiras da ADS farão também a entrega de 1,5 tonelada de lanches, como sanduíches, esfirras, pamonha, açaí, bolo, suco, entre outros produtos que serão doados para os pontos de acolhimento do governo, como a Arena Amadeu Teixeira, o Abrigo do Coroado e o Instituto Abílio Pontes.

A aquisição dos produtos regionais já beneficiou um total de 450 fornecedores, entre produtor individual, associação, cooperativa e agroindústrias, credenciados no Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Para a compra emergencial desses alimentos, a ADS destinou R$ 5 milhões.

“Mesmo com as escolas fechadas, por conta da pandemia, a ADS continua adquirindo os alimentos produzidos pelos credenciados no Preme. Esses produtos como hortaliças, verduras, frutas e até proteína são disponibilizados para os órgãos de assistência social do governo para distribuição às famílias carentes”, explicou o presidente da ADS, Flávio Antony Filho.

A ação teve início no mês de março e já soma 600 mil quilos de produtos comprados. Na capital, a doação dos alimentos é realizada por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS). Nos municípios onde a ADS possui feira, a distribuição dos produtos é feita em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de cada cidade.

Produtos – Serão disponibilizadas, nesta quarta-feira, 109 toneladas dos seguintes produtos: abacaxi, abóbora, banana, banana pacovã, batata doce, cheiro verde, couve, feijão de metro, espinafre, açaí, limão, pimentão, mamão, macaxeira, pimenta-de-cheiro, tangerina, farinha e filé de pescado. A produção é oriunda dos municípios de Autazes, Benjamin Constant, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Eirunepé, Iranduba, Itacoatiara, Japurá, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Manaus.

Outras 13 toneladas de hortifrutigranjeiros serão entregues por 67 participantes da Feira de Produtos Regionais da ADS em Manaus, Iranduba, Itacoatiara, Autazes, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

Interior – Agricultores participantes das feiras do Governo do Amazonas no interior também estão sendo contemplados com a ação do Estado. Nesta semana, famílias carentes dos municípios de Benjamin Constant, Presidente Figueiredo, Iranduba, Novo Airão e Humaitá foram beneficiados com a doação de mais de 7 toneladas de produtos.