Grupo do Trade Turístico conhece projetos urbanos e do ‘Nosso Centro’ em encontro na Fieam

Um grupo do trade turístico esteve reunido, nesta quinta-feira(26/10), no auditório da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), na avenida Joaquim Nabuco, no Centro, zona Sul, para conhecerem mais detalhes dos projetos de intervenção urbanística da Prefeitura de Manaus com impacto no setor, como o programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida, cujas obras seguem em ritmo acelerado na área central da cidade.

A apresentação foi feita pelo diretor do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, atendendo convite realizado pela vice-presidente da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Oreni Braga.

No encontro, foram apresentadas as principais ações da prefeitura para a reabilitação do centro histórico, promovida com recursos próprios do Tesouro Municipal.

“Mostramos os dois grandes projetos que estamos desenvolvendo, com obras. No ‘Nosso Centro’, temos o Mirante Lúcia Almeida, o Largo de São Vicente e o Casarão Thiago de Mello, e na zona Leste, na Colônia Antônio Aleixo, teremos o parque Encontro das Águas – Rosa Almeida. E a ideia é poder vislumbrar a possibilidade de parcerias com o próprio trading e deixar o setor informado do que está em curso. Assim, podem preparar seus negócios, operações e futuras parcerias com a própria Prefeitura. E, lógico, desenvolver o turismo”, explicou Pedro Paulo Cordeiro.

Na plateia técnica, o empresário do setor de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), seccional no Amazonas, Rodrigo Zamperlini, disse ser gratificante acompanhar e conhecer mais detalhes do projeto de revitalização para o Centro, já em andamento.

“Notamos a grandiosidade do projeto e o que trará para o entorno, assim como as intervenções que envolvem habitação, segurança e valorização deste espaço tão importante na nossa cidade. O setor de alimentação fora do lar, a Abrasel, aplaude iniciativas como esta e segue com expectativa para o início das obras no parque Encontro das Águas”, falou o empresário.

Zamperlini acrescentou que investimentos na capital, como estes, ampliam a melhoria da qualidade de vida dos moradores, que vão usufruir primeiro, e paralelamente do setor de turismo. “O que foi apresentado hoje é um divisor de águas e estamos na torcida para dar certo, além de darmos nossa contribuição no que for necessário”.

Resgate

O “Nosso Centro” visa o resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação. São três eixos de atuação: “Mais Vida”, “Mais Negócios” e “Mais História”.

Nas 38 ações de revitalização estão programadas intervenções como a primeira grande área vertical de entretenimento, lazer, contemplação e negócios às margens do rio Negro, no início da avenida 7 de Setembro, onde estão em construção o Mirante Lúcia Almeida, além do largo e do Casarão Thiago de Mello.

O parque Encontro das Águas faz o resgate de um projeto assinado pelo premiado arquiteto Oscar Niemeyer, e será um marco para o turismo da capital amazonense, uma vez que contemplará um dos principais pontos turísticos da cidade.

O projeto original de Niemeyer foi desenvolvido em 2005, no seu escritório no Rio de Janeiro, contendo um museu e um restaurante que totalizam 1.800 metros quadrados de área, que ganhou ampliação e atualização, inclusive para acessibilidade universal, expandindo o conceito para parque urbano, desenvolvido pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), em 2021, totalizando uma área de implantação de 17.533,18 metros quadrados.

O parque tem a função de se estabelecer como uma nova referência em opção de lazer, turismo local, nacional e internacional, aproveitando todo o potencial paisagístico natural oferecido pela área, que vai ganhar estrutura, mobiliários urbanos e estacionamentos durante a obra, conciliando urbanização e o meio ambiente na Amazônia.

A intervenção contará com área administrativa, pórtico de entrada, espaço multiuso, quiosques, banheiros públicos e estacionamentos, com todo o espaço prevendo acesso a Pessoas com Deficiência (PcDs). As áreas ao ar livre vão incluir academia ao ar livre, playground e playpet.