Opy Health é responsável pelos serviços não clínicos e pela infraestrutura da unidade, que conta com 8 leitos e 4 UTIs exclusivas para transplantes…
São Paulo, 3 de julho de 2024 – O Hospital Delphina Aziz, de Manaus, completa um ano de realização de transplantes renais nesta sexta-feira, 5, com a marca de 81 cirurgias realizadas pelo SUS. Vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), INDSH, responsável pelos serviços assistenciais por meio de um contrato de gestão e a Opy Health, responsável pelos serviços não clínicos e pela infraestrutura em regime de PPP (Parceria Público-Privada), a unidade conta com 8 leitos e 4 UTIs exclusivas para transplantes.
Conforme divulgado pelo Governo do Amazonas, no último sábado, 29 de junho, foi realizado o primeiro transplante renal de doador falecido por meio do SUS. Os receptores foram dois pacientes, uma mulher e um indígena, que aguardavam na fila nacional de doação. O indígena (39 anos) e a mulher (42 anos) receberam os órgãos do doador, um homem de 57 anos, que foi a óbito após sofrer um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) na última sexta-feira, 28 de junho, no Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado.
De acordo com o Diretor de Operações da Opy Health, Thiago Python, esse é um marco significativo para o estado. “Há um ano, o complexo hospitalar foi o primeiro do Amazonas a realizar o transplante renal pelo SUS. Em parceria com o Governo do Amazonas e a INDSH, contamos com um suporte de excelência, com instalações e equipamentos de ponta, elevando os parâmetros de qualidade dos serviços prestados em cirurgias de alta complexidade. Esse é apenas o início, queremos consolidar a nossa posição como hospital referência em transplantes no estado, expandindo o acesso a tratamentos de alta complexidade para mais pacientes”, afirma.
Nesse período, mais de 18.800 mil consultas ambulatoriais para transplantes renais foram realizadas na unidade. O transplante renal é um tratamento para pacientes com diagnóstico de insuficiência renal crônica, estando doente em diálise ou mesmo em fase pré-dialítica.
Sobre as perspectivas futuras, Python salienta a importância em continuar avançando em inovação. “Continuaremos investindo em tecnologia, capacitação profissional e infraestrutura, sempre com o objetivo de oferecer o melhor cuidado possível e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, finaliza.
SOBRE OPY HEALTH
A Opy Health é uma empresa de serviços não clínicos e de infraestrutura em hospitais públicos e privados, sob gestão da IG4 Capital. Iniciou suas operações em fevereiro de 2020 e atualmente opera o Hospital Delphina Aziz (Manaus, AM) e o Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro (HMDCC – Belo Horizonte, MG), além de parcerias com a Sociedade Israelita Albert Einstein na operação do HMAP – Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia e no HUGO – Hospital Estadual de Urgências de Goiás, em Goiânia.(Assessoria)