Hospital Delphina Aziz recebe visita de representantes da Secretaria de Saúde de Sergipe

FOTO: Juliane Natividade / Opy Health

Modelo de gestão privada com direcionamento do setor público, unidade hospitalar desperta interesse como referência em saúde no Brasil…

Visando conhecer o modelo de referência em saúde hospitalar público-privado implantando pelo Governo do Amazonas no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade que compõe o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES), membros da Secretaria de Saúde do estado de Sergipe visitaram a unidade esta semana.

Os representantes da Secretaria de Saúde de Sergipe vieram com objetivo conhecer o modelo implantado no Hospital Delphina Aziz, de uma gestão privada, seguindo direcionamento do setor público. O Hospital é gerido na parte assistencial pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDHS), e serviços não clínicos e de infraestrutura, pela empresa gestora Opy Health.

“Nós viemos aqui depois de acompanhar os resultados que o hospital vem apresentando, não só relacionado ao trabalho que foi feito durante a pandemia e também com a certificação ONA, mas diante de todo o trabalho de assistência que é realizado. É muito gratificante a gente visualizar aqui que o hospital traz uma proposta de humanização, de ética, de compromisso focado nos cuidados aos usuários, é um plano elaborado visando a necessidade do paciente”, declarou a diretora de atenção especializada à saúde hospitalar e ambulatorial de Sergipe, Marli Palmeira.

Representando o secretário de saúde de Sergipe, Walter Gomes Pinheiro Júnior, a diretora Marli Palmeira informou que vai levar desta visita a confirmação do que só tinha lido e acompanhado à distância, o modelo de hospital que deseja que seja implantado no seu estado.

“A gente conseguiu sentir de perto que não é somente o que está escrito, é o fazer acontecer, e o hospital faz! Ele faz realmente o que está previsto. Vou voltar muito feliz, com a sensação do dever cumprido, que é aquilo que eu queria alcançar, aquilo que viemos buscar, levar para Sergipe o modelo que queremos que seja implantado lá”, pontuou a diretora.

O diretor da Opy Health, Thiago Python declara que é gratificante poder mostrar para representantes da saúde de outros estados esse modelo de Parceria Público-Privado (PPP) e Organização Social (OS), implantado pelo Governo do Estado do Amazonas no Hospital Delphina Aziz.

“A visita foi uma ótima oportunidade para mostrarmos este modelo de gestão tão exitoso do Estado do Amazonas e servir de exemplo para os demais estados brasileiros. Tenho certeza que com mais projetos de PPPs aliados a OS, a saúde pública brasileira irá melhorar significativamente seu patamar, podendo entregar à sua população um serviço de excelência que todos merecem. O SUS tem tudo para dar certo, ainda mais com a contribuição do setor privado com toda a infraestrutura e suporte necessários para as secretarias de saúde fazerem o que fazem de melhor, que é cuidar dos pacientes”, disse Thiago.

Para a diretora executiva do CHNZ, Cinthia Rodrigues, é muito importante demonstrar para outros estados o modelo de gestão que existe aqui no Amazonas, por meio do Hospital Delphina. “Essa parceria da Secretaria de Saúde e do Governo do Amazonas, mostra que o SUS funciona e temos mostrado por meio de resultados, é possível oferecer um serviço público de qualidade e com credibilidade para a saúde do Amazonas”, disse.

Durante a visita à unidade, acompanhada também pelo diretor técnico do CHZN, Leandro Moura e pelo gerente de operações da Opy Health, Leonardo Marques realizada pelos setores de engenharia clínica, fisioterapia, ambulatório, UTI, centro cirúrgico, entre outros, foram abordados temas como a importância de colocar o bem-estar dos pacientes em primeiro lugar, o compromisso das duas empresas que estão à frente da gestão do Hospital Delphina Aziz em oferecer um modelo de excelência aos usuários, e a valorização dos serviços prestados pelos colaboradores.