Indígenas protestam em frente ao prédio do STF em Brasília

Foto: Renato Souza

Centenas de indígenas realizam um protesto na Praça dos Três Poderes, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (25). Eles pretendem acompanhar o julgamento da demarcação de terras pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A Corte vai decidir se os povos tradicionais têm direito a terras apenas em relação às áreas já ocupadas até a promulgação da Constituição de 1988. O chamado marco temporal das terras indígenas encontra forte oposição das comunidades, mas é defendido pelo governo. O STF está julgando a constitucionalidade da autonomia do Banco Central neste momento. Após esse tema, deve analisar a ação relacionada ao marco.

Antes do julgamento, houve correria entre os indígenas que se concentravam em frente ao Supremo. Eles receberam a informação de que a Polícia Militar tinha invadido o acampamento montado no começo da Esplanada dos Ministérios. No entanto, eles foram informados que as barracas não foram removidas e voltaram para a concentração inicial, com cartazes e gritos de ordem.(R7/Brasília)