Iniciativas de sustentabilidade, realizadas pelo TJAM, são destacadas em congresso realizado na cidade do Rio de Janeiro

Mesa de painelistas do “IV FestLabs”/Foto: Acervo

No evento foram apresentados os resultados alcançados pelo Judiciário Estadual, que conquistou o 1.º lugar no ranking de Sustentabilidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023 e 2024.

Representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) participaram do “IV FestLabs”, evento que promove inovação e sustentabilidade no Judiciário. Realizado entre os dias 11 e 13 de setembro de 2024 no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o FestLabs reuniu representantes de diversas instituições para debater boas práticas de sustentabilidade.

No evento, durante sua participação no painel de debates, a secretária do Subcomitê de Logística Sustentável do TJAM, Thaís Machado, apresentou os resultados alcançados pelo Judiciário Estadual, que conquistou o 1.º lugar no ranking de Sustentabilidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023 e 2024.

A secretária enfatizou as ações realizadas pelo TJAM, como a coleta seletiva e a redução do uso de papel, impressões e copos descartáveis. Além disso, destacou a importância do apoio dos setores para o sucesso nas Metas sustentáveis.

Thaís também falou sobre a Resolução 400/2021, do CNJ, que orienta a política de sustentabilidade no Poder Judiciário, abordando os desafios, as oportunidades de melhoria e os indicadores que levaram o TJAM a se destacar nacionalmente.

O “IV FestLabs” é um dos principais eventos voltados à inovação no Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de sustentabilidade, o festival explora temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, visando à integração de práticas mais eficientes e sustentáveis nas instituições judiciárias brasileiras.

O evento proporcionou uma troca de experiências entre tribunais de todo o país, com o objetivo de promover uma cultura de inovação e responsabilidade ambiental no Poder Judiciário.