Lula tem 53% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47%, aponta Datafolha

Foto: Reuters

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira, 7, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 53% dos votos válidos no segundo turno das eleições, ante 47% do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Essa foi a primeira pesquisa de intenção de votos feita pelo instituto sobre o segundo turno da disputa pela Presidência da República. Lula e Bolsonaro se enfrentam em nova eleição no dia 30 de outubro.

Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar o resultado oficial da eleição.

O levantamento entrevistou 2.884 pessoas, entre quarta-feira, 5, e sexta-feira, 7, em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.

Eleitores decididos

A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo também aponta que 93% dos eleitores estão totalmente decididos sobre em que irão votar para presidente neste ano. Os que dizem que ainda podem mudar de voto equivalem a 7%. A decisão é semelhante entre eleitores de Lula (95%) e Bolsonaro (94%).

Ipec e PoderData

A pesquisa Ipec divulgada na quarta-feira, 5, mostrou Lula com 55% dos votos válidos para o segundo turno das eleições e Bolsonaro com 45%.

Já a pesquisa PoderData divulgada na quinta-feira, 6, mostrou o ex-presidente com 52% dos votos válidos, enquanto o atual presidente tem 48%. A distância entre ambos, de apenas quatro pontos percentuais, é a menor já registrada por esse instituto de pesquisa em um embate direto entre eles.

Resultado do 1º turno

Segundo o TSE, com 100% das urnas apuradas, Lula recebeu 57.259.504 votos (48,43%), e Bolsonaro, 51.072.345 votos (43,20%).

O resultado da votação do primeiro turno foi diferente do que revelou a pesquisa Datafolha divulgada no dia 1º de outubro, na véspera das eleições. O levantamento apontou Lula com 50% dos votos válidos, e Bolsonaro com 36%. A pesquisa foi feita nos dias 30 de setembro e 1º de outubro e registrada no TSE com o número BR-00245/2022.(Redação Terra)