Magistrados da Primeira Câmara Criminal homenageiam desembargador Sabino Marques, que irá se aposentar

Foto: Raphael Alves

Os membros da Primeira Câmara Criminal realizaram ontem, segunda-feira, 1.º de março, uma homenagem no início da sessão ordinária ao desembargador Sabino da Silva Marques, integrante do colegiado, devido à proximidade de sua aposentadoria, por atingir a idade limite para o serviço público.

“Embora haja tempo para despedidas no Pleno e nas Câmaras Reunidas, aproveito o momento para externar desde logo minha homenagem a este nobre membro de nossa Câmara, que percorreu longo caminho na magistratura, sempre atuando com competência e dedicação, as quais tenho certeza estarão presentes na atividade que decidir seguir daqui para frente”, disse o presidente do colegiado, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, agradecendo a forma cordial e acolhedora com que lhe recebeu na Corte e desejando felicidades na sua vida.

Foto: Raphael Alves

O desembargador João Mauro Bessa também deixou homenagens ao desembargador Sabino, referindo-se a ele como perfil do homem público e exemplar: “Não poderia deixar de realçar o brilhantismo deste homem, seja no exercício da prestação jurisdicional ou na esfera administrativa, e sua contribuição no Judiciário amazonense”. Bessa destacou ainda a atuação de Sabino na presidência do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do sistema Carcerário e agradeceu ao colega, pelo convívio ameno, pela cordialidade das ponderações e pela lealdade para com cada um dos colegas, desejando que seja muito feliz.

A desembargadora Carla Reis agradeceu “a honradez e a dignidade de toda a carreira que trouxe para a sociedade amazonense”, afirmando ter certeza que aplaudem de pé a sua conduta ilibada. “Para mim foi uma honra e um privilégio ter convivido todos esses anos com o desembargador Sabino, sempre com trato urbano, civilizado e gentil. O Poder Judiciário está muito grato por todo o serviço prestado para a sociedade amazonense e os jurisdicionados, Deixo um abraço apertado e desejo felicidades. Vida longa nessa nova etapa que se inicia a partir do dia 5 de março”, declarou.

O procurador Adelton Albuquerque Matos também agradeceu o desembargador pela simplicidade, atenção, carinho e conhecimento ao longo destes anos todos: “Que siga seu caminho, que vai ser longo nessa sua jornada com a gente”.

Sabino Marques agradeceu ao Tribunal como um todo, à convivência na Primeira Câmara Criminal, aos que atuaram pelo Ministério Público, os desembargadores, pela generosidade das palavras dos desembargadores Hamilton, Mauro e Carla. “Não me sinto frustrado porque deixei pelo caminho alguns pontos, sonhos que gostaria de materializar, e não quero trair o que sempre tive em mente: vamos estar onde o Criador quer que estejamos”, disse, observando que já está se dedicando à “profissão avô” de suas quatro netas. “Este período tem sido um aprendizado e celeiro de experiências e torço para que passe logo”, declarou, lembrando de seu ingresso na magistratura, da passagem pelo interior e dos tempos em usava máquina de escrever Olivetti.