Manaus terá mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Vereador Proessor Samuel,autor da proposta da matéria aprovada/Foto: Robervaldo Rocha

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovaram, na tarde da última quarta-feira (19), o Projeto de Lei 012/2019 que inclui no calendário oficial da cidade de Manaus, o “Setembro Dourado”, uma campanha, com duração de um mês, voltada à prevenção e diagnóstico do câncer infantojuvenil, uma proposta, de autoria do vereador, Professor Samuel (PHS) e que foi encaminhada para a sanção do Prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto (PSDB).

De acordo com o parlamenta, o objetivo é contribuir com as políticas publicas de prevenção e combate ao câncer na idade infantojuvenil. Ele lembra que, dados divulgados Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) indicam que o câncer infantojuvenil é a principal causa de morte por doença em crianças e adolescentes no Brasil e a melhor forma de elevar a taxa de cura é o diagnóstico precoce.

Números

A FCecon atende uma média de 70 casos (neoplasias sólidas) ao ano de cânceres infantojuvenil, enquanto a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) recebe cerca de 140 casos novos de leucemias e linfomas, ao ano.

A taxa de incidência de cânceres na criança e no adolescente no Amazonas é semelhante a mundial e a brasileira, sendo as neoplasias mais frequentes as leucemias (afetam os glóbulos brancos) e os linfomas, que acometem o sistema linfático.

Tratamento

Tratamento – Segundo a especialista, a Fundação disponibiliza três modalidades distintas de tratamento ontológico, que envolve cirurgia, quimioterapia e radioterapia. No caso dos tumores sólidos, a terapia depende do diagnóstico patológico e o estadiamento, podendo ser utilizado cirurgia com ou sem quimioterapia e/ou radioterapia adjuvantes – complementares ao tratamento.

O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo. Diferentemente do câncer do adulto, o câncer infantojuvenil geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Por serem predominantemente de natureza embrionária, tumores na criança e no adolescente são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos atuais.