Marcellus Campelo vira supersecretário da Sedurb, a nova pasta criada por Wilson Lima

Marcellus Campelo, o superSecretário/Foto: Reprodução

O diretor da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), do Governo do Amazonas, Marcellus Campelo, 52, é o novo supersecretário estadual. A informação é de fonte segura, palaciana. Será ele o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). É o que o Panavueiro de ontem (25/04) chamou de “tocador de obra”. A pasta vai reunir UGPE, Superintendência de Habitação (Suhab) e Cosama. Será a responsável por tocar a menina dos olhos do governador Wilson Lima, o programa de habitação “Amazonas meu lar”.

Supersecretaria

A UGPE, que toca o Prosamim+, tem na Suhab o braço habitacional. A Cosama, por seu turno, atua na questão do saneamento, outra vertente do programa. Agora, com tudo em um só lugar e sob comando único, Marcellus se torna um supersecretário.

Aleam A criação da Sedurb ainda depende de aprovação da Assembleia Legislativa. Estão lá, no mesmo projeto, as igualmente novas pastas de Energia, Mineração e Gás e de Desporto e Lazer. A casa, porém, nada tem negado ao governador.

Marcellus Campelo

Marcellus trilhou um caminho pedregoso, dentro do Governo do Estado, mesmo sendo amigo pessoal do governador. Assumiu a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no auge da pandemia de Covid-19, embora engenheiro de formação. Tocou a pasta, mas não escapou da acusação de participar do episódio da compra de respiradores. Como o negócio ocorreu na gestão anterior, esse foi o argumento da defesa para inocentá-lo. No Prosamim+, finalmente, sempre em silêncio e sem invadir os cânones das vaidades palacianas, se fortaleceu ainda mais, até chegar à junção de UGPE, Suhab e Cosama, na Sedurb.

Idade de Amom

Até 2034, o deputado federal Amom Mandel não concorrerá aos cargos de senador ou governador. Ele nasceu em 2001 e em 2026, próxima eleição para ambos, terá 25 anos. Na seguinte, 2030, chegará aos 29 anos. A idade mínima para concorrer ao governo e vice-governador é 30 anos e ao senado 35 anos.

Idade de Amom (2)

Amom foi vereador aos 19 anos e a idade mínima é 18. Chegou a deputado federal aos 21 anos, menor idade exigida para isso, a mesma de prefeito. Agora quer concorrer à Prefeitura de Manaus. É daí que surgem especulações sobre a possível candidatura. Ele não representa perigo de concorrência para nenhum “cacique”.

Cálculos de Wilson

O governador Wilson Lima busca o cenário ideal. Quem assumir os oito meses que deixará, em 2026, caso renuncie para disputar o senado, será seu candidato à própria sucessão. Isso porque o sucessor queimaria a reeleição. O vice-governador Tadeu de Souza ou o presidente da Assembleia, Roberto Cidade, os dois da linha de sucessão, estariam prontos para apoiar uma volta do atual governador, em 2030.

Braga e Omar

Eduardo Braga elegeu seu vice-governador Omar Aziz. Omar elegeu seu vice-governador José Melo. Os dois tinham, nitidamente, o desejo de voltar ao Governo. Nenhum deles voltou até agora.

Lei das probabilidades

Políticos apostam na Lei das Probabilidades. Diminuem variáveis e focam nas metas. Só precisam combinar com os russos. Braga e Omar tiveram rejeição pós-governo. Além de “corpos estranhos”, após as renúncias e os passeios rumo ao Senado: a cassação de José Melo, em 2017, e Jair Bolsonaro, em 2018, com o furacão de “novo” combatendo a “velha política” Brasil afora. (Portal Marcos Santos)