Meio ambiente: Divisão de Sustentabilidade do TJAM celebra a data com distribuição de mudas de árvores frutíferas

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou nesta quarta-feira (05/06) uma ação alusiva à “Semana Nacional do Meio Ambiente” e ao “Dia Mundial do Meio Ambiente”, comemorado oficialmente neste 5 de junho. Durante a atividade, no Fórum Henoch Reis, localizado no bairro São Francisco, zona Centro-Sul, foram distribuídas mudas de plantas frutíferas das espécies: acerola, açaí, bacuri, cumaru e jenipapo. A ação foi organizada pela Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade do TJAM, com o apoio do Instituto Soka Amazônia.

O servidor Ivan Furtado, chefe de Sustentabilidade do TJAM e que esteve à frente da ação desta quarta-feira, disse que o objetivo foi, por meio da entrega das mudas de plantas a servidores e ao público externo que compareceu ao fórum, chamar a atenção para importância da proteção ao meio ambiente. “A gente pensa que, se cada um fizer um pouquinho, o resultado lá na frente será mais do que positivo. Ao entregar as mudas, a gente procura orientar a pessoa sobre os procedimentos para o plantio e o cuidado que se deve ter para que ela chegue a frutificar”, disse Ivan.

Durante a ação foram distribuídas cerca de 50 mudas de plantas, doadas pelo Instituto Soka Amazônia.

Outras ações

Entre as várias ações que integram a Política de Sustentabilidade desenvolvida pelo TJAM, sob a coordenação do Subcomitê de Logística Sustentável, destaca-se a coleta seletiva interna de materiais com potencial para reciclagem (papel, plástico, metal), os quais são destinados a cooperativas que atuam na área. Atualmente, a parceria é com a Eco Cooperativa, que realiza o recolhimento, o transporte, a destinação e emite o certificado de destinação de todo o material recebido, seguindo o que determina a Resolução n.º 400/2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Ivan Furtado salienta que a destinação dos materiais a cooperativas é realizada sem ônus para o TJAM, e representa fonte de trabalho e renda para dezenas de famílias.

Outra atividade que também tem sido desenvolvida, esta em parceria com o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/TJAM), é a coleta de garrafas PET. Os magistrados e servidores são estimulados a ajudar com a coleta desses recipientes e todo o material recolhido é encaminhado à fábrica de vassouras (de material plástico reciclável) instalada na Unidade Prisional do Puraquequara, na zona Leste de Manaus.

Fique por dentro

O “Dia Mundial do Meio Ambiente” foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.(Portal Marcos Santos/LR Notícias)