Ministério da Saúde permite ampliação de faixa etária para vacina da dengue em doses prestes a vencer

Caberá aos municípios decidir como farão ampliação. Doses com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas.

A Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde decidiu liberar a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) no caso de vacinas com vencimento próximo.

As vacinas com validade até 30 de abril poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, a critério dos municípios que tiverem doses sobrando.

O ministério reforça que seja priorizada a faixa etária de 10 a 14 anos, público para os quais já estavam liberadas as doses desde o início de março. Apesar disso, a baixa adesão fez com que doses estocadas nos municípios se aproximassem da validade.

Precisamos lembrar que essa estratégia é apenas para as vacinas que possuem prazo de validade em 30 de abril. Ou seja, as cidades que não tiverem mais doses desse lote permanecem com o público recomendado anteriormente, de 10 a 14 anos.
— Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI)
A segunda dose será garantida para o público que tomar a vacina nesta antecipação.

A pasta informou ainda que não é possível quantificar as doses disponíveis com esta data de validade, uma vez que já foram distribuídas e as aplicações não são informadas imediatamente ao Ministério da Saúde. Os dados podem demorar dias ou semanas para serem repassados para o sistema federal.

“De maneira excepcional, a ampliação da vacinação será permitida nas unidades de saúde durante a jornada de trabalho, preferencialmente para a população entre seis e 16 anos de idade. Esta estratégia poderá ser ampliada até o limite etário especificado na bula da vacina Qdenga”, decidiu o Ministério para as vacinas com vencimento até 30 de abril.

A Qdenga pode ser aplicada em pessoas de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias.

O ministério ainda pediu que seja intensificada nos estados e municípios a comunicação sobre a vacinação e as estratégias para atrair o público para a imunização.(g1)