Mirtes Salles tem agenda em Brasília com Secretária Nacional de Políticas para Mulheres

Vereadora Mirtes Salles tem agenda em Brasília na quarta-feira/Foto; Valter Leandro

Durante o pequeno expediente de hoje, segunda-feira (19), a presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Mirtes Salles (PL) anunciou que desembarcará em Brasília na próxima quarta-feira (21), para reunião com a Secretária Nacional de Políticas para as Mulheres, Cristiane Britto e a Coordenadora Geral de Trabalho e Projeção Econômica da Mulher, Roberta Monzini, com o intuito de agenda e apresentar o projeto “Mulher Empreendedora” e a Cartilha da Mulher.

De acordo com a vereadora Mirtes Salles, depois de três meses da sua ultima reunião em Brasília com a ministra Damares, onde anunciou a Cartilha da Mulher com resultados positivos. “Na última reunião a ministra Damares demonstrou muito interesse na Cartilha da Mulher e anunciou que ela virará política nacional. O objetivo agora é tratar sobre as políticas públicas para as mulheres da nossa capital”, disse.

A agenda irá tratar de assuntos voltados para as políticas públicas e implementação de direitos e garantias para as mulheres em situação de vulnerabilidade social, as políticas públicas para geração de emprego e renda e a promoção do empreendedorismo como alternativa ao desemprego, onde se busca trazer recursos para o município e investimentos nas políticas para as mulheres.

Casa da Mulher Manauara

A vereadora ressaltou que durante a visita tem a intenção de uma pré-agenda com a Ministra Damares, para discutir o projeto de construção da Casa da Mulher Manauara. A casa irá amparar as mulheres que são vítimas de violência doméstica, em vulnerabilidade social, onde receberão apoio e suporte psicológico e necessários para a sua reinserção no mercado de trabalho e um recomeço.

Entre as pautas de discussão na Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, estão o projeto “Mulher Empreendedora”, que tem por objetivo orientar as mulheres sobre as regras do microcrédito, proporcionando a independência e autonomia financeira, a Caravana da Mulher Empreendedora, Projeto de Lei que estabelece a matrícula e rematrícula da mulher vítima de violência doméstica, Projeto Fios de Vida e o Encontro regional entre as mulheres parlamentares e empreendedoras para o fortalecimento de políticas públicas.