Morre aos 84 anos, o ex-presidente do TJAM, desembargador Alcemir Pessoa Figliuolo

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (19), o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador aposentado Alcemir Pessoa Figliuolo, faleceu em Manaus, aos 84 anos. O velório acontecerá no Plenário do Tribunal de Justiça – Ed. Arnoldo Péres, no Aleixo, com início às 21h desta quarta. O sepultamento está marcado para as 09h30 de quinta-feira (20/04), no Cemitério São João Batista.

A causa da morte não foi divulgada. Natural de Manaus e formado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o ex-presidente do TJ foi escrivão, promotor de justiça, professor, juiz – quando presidiu a Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) – até ser promovido a desembargador, em 1982.

Dez anos depois, assumiu a presidência do Tribunal de Justiça (biênio 1992/1994), órgão do qual também foi corregedor-geral de Justiça (em 1981, em 1985 e no período de 88/90). No biênio 2002/2004, presidiu o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM). Figliuolo aposentou-se em 2009, após 45 anos de atuação profissional. Em nota, o TJAM se solidarizou com familiares e amigos do desembargador, “na certeza de que a fé os confortará neste momento de dolorosa perda”.

Direito

Formado em direito na “Velha Jaqueira” como é conhecida a antiga Faculdade de Direito da Ufam, Figliuolo contribuiu com o Amazonas por meio de diversos ofícios na área como escrivão, promotor de justiça, professor, juiz, presidente da Amazon, desembargador, governador em exercício e também como escritor, pai, esposo, avô e cidadão.

Seus pais eram imigrantes italianos que chegaram à Amazônia. Sua filha Giovanna Maddy Figliuolo Vieira faleceu aos 52 anos, em 2021, de complicações da Covid.(Portal Marcos Santos)