No Dia da Amazônia, fábrica do BMW Group em Manaus apresenta 9 iniciativas em prol da natureza

Foto: Reprodução

Manaus, 5 de setembro de 2023 – Única planta fora da Alemanha a produzir motos BMW Motorrad de forma exclusiva, a fábrica do BMW Group em Manaus chega a este Dia da Amazônia (5/9) com muito a compartilhar sobre sua relação com o bioma que a cerca. Atualmente, 9 práticas sustentáveis norteiam a rotina da fábrica, responsável pela produção de 9 modelos que abastecem o mercado nacional.

“Além da preocupação com nossas metas produtivas e com a qualidade do nosso produto BMW, que é premium, nós, ao mesmo tempo, caminhamos rumo a um futuro o mais sustentável possível. E digo isso referindo-me a ações que vão desde o reuso da água da chuva até a implementação de painéis solares, isto é, sempre com foco nos pilares de sustentabilidade e meio ambiente”, afirma Alex Donatti, Diretor-Geral da Planta Manaus.

Com resíduos provenientes de processos logísticos, produtivos e administrativos, a fábrica adotou (1) um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, em acordo com a Lei Federal Nº 12.305, de 2010. A medida envolve o gerenciamento dos resíduos gerados, que hoje são segregados, coletados, armazenados temporariamente e transportados por uma empresa terceirizada.

As (2) ações de reciclagem são outro ponto de destaque da fábrica, abrangendo 99% dos resíduos gerados, por meio do conceito ‘Zero Waste to Landfill’, isto é, sem resíduos encaminhados para aterros sanitários. Os móveis da área de descanso, por exemplo, são produzidos a partir de paletes de madeira oriundos do processo industrial.

Juntam-se a isso: (3) workshops e outras ações com foco em soluções sustentáveis envolvendo o corpo de colaboradores, prestadores de serviço e clientes, bem como treinamentos internos; (4) uma estação de tratamento de efluentes; (5) um sistema de reuso da água da chuva para descargas sanitárias e limpeza de áreas externas; (6) e uma estrutura de painéis solares no estacionamento voltada para a geração de energia limpa.

A planta também funciona sob políticas de (7) baixo consumo de água e energia, por meio de um monitoramento periódico e controlado por metas (KPIs), e de (8) baixa emissão e contenção de poluentes, com base em uma estratégia global do BMW Group. Um bom exemplo é a inauguração do prédio 3 da fábrica, em 2023, o que representou, além do ganho logístico, uma projeção de queda em torno de 35% nas emissões de CO2 na distribuição de motocicletas.

Por fim, a fábrica do BMW Group em Manaus, juntamente com a fábrica do BMW Group em Araquari (SC), (9) utiliza energia de fontes renováveis e compensa proporcionalmente a emissão de CO2 gerando energia limpa via Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA), iniciativa comprovada por meio da certificação I-REC.

De modo geral, ações para redução significativa nas emissões de CO2 na produção, no uso de veículos e na cadeia de fornecedores estão entre as metas globais do BMW Group até 2030.

Fábrica de Manaus

Única planta completamente focada na produção de motocicletas fora da Alemanha, a fábrica do BMW Group em Manaus (AM) foi fundada em 2016 e é responsável pela produção de 99% do portfólio de motos da marca BMW Motorrad no Brasil. Com área aproximada de 15 mil metros quadrados e capacidade de produzir até 15 mil motocicletas por ano, a planta possui ações voltadas para sustentabilidade e meio ambiente, como o uso de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo redução na emissão de CO2, e tem certificação I-REC (International REC Standard), sistema global que possibilita a empresas garantir que a energia que consomem é proveniente de fontes renováveis e limpas. Desde 2018, a energia da fábrica é proporcionalmente compensada pela geração no Complexo Eólico de Morrinhos, em Campo Formoso (BA).

Atualmente, a fábrica de Manaus produz os modelos BMW R 1250 GS Adventure, BMW R 1250 GS, BMW S 1000 RR, BMW G 310 GS, BMW G 310 R, BMW F 750 GS, BMW F 850 GS Adventure, BMW F 850 GS e BMW F 900 R.

Para mais informações sobre a BMW Motorrad Brasil, acesse: Link.

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group inclui mais de 30 locais de produção em todo o mundo e tem uma rede global de vendas de mais de 140 países.

Em 2022, o BMW Group vendeu mais de 2,4 milhões de veículos e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2022 foi de 23,5 bilhões de euros em receitas que totalizaram 142,6 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2022, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 149.475 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.(Assessoria)