No Dia da Árvore, Josué Neto propõe lei que prevê árvores em novas construções

Em comemoração ao Dia da Árvore, deputado Josué Neto participa do plantio de mudas de pau pretinho no estacionamento da Assembleia/Foto: Alberto Cesar Legislativa do Amazonas. O presidente Josué Neto concedeu entrevista coletiva (Foto: Alberto César Araújo

Com a Amazônia no foco dos debates ambientais pelo mundo, os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizaram, na manhã de ontem, sábado (21), o plantio de 24 mudas da espécie de Pau Pretinho, nos canteiros do estacionamento da Casa.

O ato simbólico em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado no sábado, é iniciativa do presidente Josué Neto que aproveitou a oportunidade para convocar toda a sociedade ao engajamento nas ações de preservação da biodiversidade e também para anunciar a apresentação de um Projeto de Lei para arborizar os passeios públicos de Manaus.

“É um gesto simbólico, que mostra não só o compromisso do Poder Legislativo com a elaboração de Leis que protejam o meio ambiente, com ações de desenvolvimento sustentável, mas que serve de exemplo para todos, não só na Capital, como também no Interior. Manaus é uma ilha urbana dentro da Floresta Amazônica que não é tão arborizada quanto deveria ser. Temos municípios que igualmente sofrem com o calor, pela falta de árvores”, comentou Josué Neto.

Nova Lei

Um Projeto de Lei que poderá ser apresentado em conjunto pelos 24 deputados, na próxima semana, terá como proposta a exigência do plantio de duas espécies de árvores, na frente de cada nova edificação a ser construída em Manaus.

De acordo com Josué Neto, o objetivo é contribuir para a arborização da cidade. A exigência já é realidade na cidade de Belo Horizonte. Na cidade mineira, a aprovação do projeto arquitetônico das edificações e a liberação do alvará de construção, ficam condicionadas ao plantio de árvores no passeio público.

Adesão

Funcionários, colaboradores, familiares dos deputados e a imprensa acompanharam a ação, onde o presidente da Aleam lembrou que o Amazonas possui Leis estaduais específicas para a preservação da fauna e flora, sendo consideradas rígidas, mas que precisam ser atualizadas para que o homem da região possa, com o auxílio das novas tecnologias, usufruir do meio ambiente de maneira sustentável.

“Na sexta, durante o Encontro do Parlamento Amazônico debatemos sobre essa questão. O mundo mudou desde a elaboração das Leis vigentes, temos tecnologia de ponta como a energia solar, que os outros países utilizam como principal fonte de energia limpa. Aqui, infelizmente ainda falamos na construção de hidrelétricas, o que não nos falta é sol, temos que trazer isso para o Amazonas”, analisou Josué Neto.

Pau Pretinho

As mudas plantadas pelos deputados são da espécie Pau Pretinho, árvore amazônica que aprecia o clima quente e não necessita de poda.
Cada muda ganhou uma placa com o nome do parlamentar que a plantou.