No Dia Nacional da Mulher, Mirtes Salles fala sobre impactos da reforma da Previdência

Vereadora Mirtes Salles fala sobre reforma da Previdência/Valter Leandro

O Dia Nacional da Mulher, comemorado ontem, terça-feira(30), foi lembrado pela presidente da Comissão de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Mirtes Salles (PR), durante pronunciamento no plenário Adriano Jorge.

A data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade, mas, de acordo com Mirtes Salles, as mulheres não têm muito o que comemorar, principalmente, por conta da reforma da Previdência, proposta pelo governo federal, que propõe, entre outras coisas, o aumento da idade mínima para aposentadoria das mulheres.

A reforma prevê que a idade mínima subirá de 60 para 62 anos entre as trabalhadoras urbanas e de 55 para 60 anos entre as trabalhadoras rurais. “Estão querendo que as mulheres se aposentem muito mais tarde e a lei não pode retroagir para prejudicá-las”, advertiu Mirtes Salles.

A parlamentar destacou ainda que a mulher já tem jornada dupla e, às vezes até tripla de trabalho, enfrentando desigualdades de gênero no mercado de trabalho. “Nós já ocupamos os cargos mais altos do Legislativo e Executivo brasileiro – então não podemos continuar sendo desmerecidas”, concluiu a vereadora Mirtes Salles.