Novos números da corrida pelo governo do AM; Real Time Big Data/Record TV.

Números atualizados/Foto: Divulgação

Em uma pesquisa eleitoral divulgada nesta segunda-feira (30/5), Amazonino Mendes (Cidadania) lidera a corrida pelo governo do Amazonas com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar está o governador Wilson Lima (União Brasil), com 23%. E com 17% aparece o senador Eduardo Braga, em terceiro. A pesquisa é da Real Time Big Data e foi contratada pela Record TV.

Pela margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Wilson e Amazonino estão empatados. Já Eduardo empata com Wilson, na margem de erro, e não chega a alcançar o primeiro colocado da pesquisa.

Quando comparado com a pesquisa divulgada em abril, a oscilação de Amazonino é negativa, dentro da margem de erro, saindo de 32% para 29%. Wilson Lima cresceu, saindo de 19% para 23%. Eduardo Braga se mantém estável em 17%.

No caso da corrida para o Senado, a pesquisa de hoje revela que o cenário é semelhante à pesquisa realizada em abril. A oscilação varia entre 1 e 2 pontos percentuais.

Arthur Virgílio Neto (PSDB) lidera a disputa numericamente. O senador Omar Aziz (PSD) e Coronel Menezes (PL) aparecem em seguida, empatados na margem de erro com Arthur.

O candidato Luiz Castro (PDT) está empatado tecnicamente com Omar e Menezes, mas não chega a alcançar Arthur. E Chico Preto (Avante) alcança apenas Luiz Castro na margem de erro.

Foram ouvidos para esta pesquisa 1,5 mil eleitores do Amazonas, com 16 anos ou mais. A pesquisa – registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como AM-04632/2022 – foi realizada por telefone, entre 27 e 28 de maio. O nível de confiança é de 95%.(Portal Marcos Santos)