Obras da Prefeitura de Manaus aliam urbanização e preservação no Corredor Ecológico do Mindu

Prefeito Arthur Neto percorre obras que esta sendo executada no programa de Revitalização da cidade/Foto: Alex Pazuello

O crescimento da cidade exige a realização de grandes obras. E uma delas, que está sendo realizada pela Prefeitura de Manaus, é o Programa de Recuperação Ambiental e Requalificação Social e Urbanística do Igarapé do Mindu (Promindu).

Executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o programa está na sua segunda fase e é visto como um corredor estratégico para desafogar o trânsito da capital, além de integrar o conceito da preservação ambiental.

Para dar continuidade aos serviços, foram desapropriadas mais de duas mil casas em situação de insalubridade. Nesta quinta-feira, 8/8, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, foi até o Corredor Ecológico do Mindu, para acompanhar o andamento dos trabalhos e destacou que, apesar de toda a estrutura moderna, pavimentação e urbanização, a preservação do meio ambiente é uma das prioridades a ser mantida no local.

“Eu acordei uma obra que estava parada pelo meu antecessor e luto, desde então, com todas as dificuldades, para que a gente possa tirar essa obra do papel e transformá-la em uma realidade a serviço de Manaus. É uma obra que muda a cara da cidade. Uma parte dela passa por aqui, no Novo Aleixo, onde está bem avançada e vai ser uma grande ajuda para o sistema viário, um grande embelezamento para a cidade, sem deixar de se preocupar com os animais, por se tratar de um corredor ecológico. Está prevista uma passagem para a fauna dentro do projeto e estamos tocando a obra com muita rapidez”, destacou o prefeito Arthur Neto.

Também acompanhado do secretário da Seminf, Kelton Aguiar, e de engenheiros responsáveis pela obra, o prefeito percorreu todo o trajeto do Parque Linear 2, que compreende o trecho da rua João Câmara até a avenida Autaz Mirim. Nessa fase, o principal trabalho é a construção das pontes em estrutura metálica. A previsão é que 6,5 quilômetros de vias sejam também pavimentadas e de que o entorno de todo o corredor viário receba o plantio de mudas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).