Oito unidades de saúde da Prefeitura ofertam vacina contra dengue neste sábado(16/03)

Foto - Phil Limma/Semcom

A Prefeitura de Manaus prossegue com a vacinação contra a dengue na capital, com a oferta do imunizante em oito unidades que funcionam das 08h00 às 12h00, neste sábado(16/03). A vacina Qdenga deve ser recebida pelo grupo de crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos de idade, formado por 162 mil pessoas. A meta é vacinar 90% desse total. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), até o dia 13/03, um total de 16.268 pessoas haviam recebido o imunizante.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, assinala que a vacina é uma arma eficaz de proteção contra a doença. “A vacinação é parte de uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de proteger as crianças e os adolescentes desta arbovirose, que tem desafiado a saúde pública em todo o Brasil. Pedimos que os pais aproveitem o sábado para vacinar suas crianças”, sintetizou Djalma.

Alinhada ao Ministério da Saúde, a Semsa está ofertando as vacinas em unidades com maior capacidade de acolhimento ao público vacinado, que precisa permanecer em observação por um período de 15 a 30 minutos, tempo necessário para que possíveis processos alérgicos sejam observados.

Outro cuidado salientado na nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, refere-se à administração da Qdenga de forma isolada, considerando o período de 24 horas entre as vacinas de rotina para esta faixa etária (Hepatite B, HPV, Meningocócica ACWY e Antitetânica). No caso das vacinas atenuadas (Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral), é preciso aguardar 30 dias para que sejam administradas.

Durante os cinco dias úteis da semana, a vacina contra a dengue é ofertada em 73 estabelecimentos de saúde, que podem ser conferidos por meio do link: https://bit.ly/salasvacinaqdenga.

Confira as unidades de saúde em funcionamento neste sábado(16/03)

Zona Norte

Clínica da Família Carmen Nicolau – Rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul (que funciona das 08h00 às 18h00 aos sábados, domingos e feriados)

USF Áugias Gadelha – Rua A, s/nº, Cidade Nova 1

USF Major PM Sálvio Belota – Rua João Monte Fusco (antiga rua das Samambaias), nº 786, Santa Etelvina

Zona Sul

USF Doutor José Rayol dos Santos – Avenida Constantino Nery, s/nº, Flores

Zona Leste

USF Alfredo Campos – Alameda Cosme Ferreira, s/nº, Zumbi dos Palmares

USF Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José Operário

Zona Oeste

USF Deodato de Miranda Leão – Avenida Presidente Dutra, s/nº, Glória

USF Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa 1