Onda de calor: Inmet amplia alerta vermelho de grande perigo para 16 Estados, incluindo AM, até sexta (17)

Foto: Reprodução

O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliar, nesta segunda-feira (13), o alerta de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média para 15 estados e o Distrito Federal e estender o aviso até sexta-feira (17).

O alerta anterior era para 6 estados e o DF. Ele iria até quarta-feira (15).

Calor atípico:

O forno em que estamos é resultado de uma onda de calor. O fenômeno é comum nessa época do ano, com a aproximação do verão, mas é intensificada pelo calor intenso que já vinha sendo registrado por causa do El Niño — fenômeno que aquece as águas dos oceanos.

Estão sob alerta de “grande perigo”:

Amazonas Rondônia Pará Mato Grosso Mato Grosso do Sul Tocantins Goiânia Paraná São Paulo Minas Gerais Bahia Piauí Espírito Santo Rio de Janeiro Maranhão Distrito Federal

O alerta é válido até as 23h59 (horário Brasília) da próxima sexta (17). De modo geral, um alerta vermelho, segundo o Inmet, é emitido quando é esperado um fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.

Recente elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a Crise do Clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.(Portal Marcos Santis)