Orquestra de Violões do Amazonas se apresenta em Brasília, na edição do Festival Música na Estrada

Orquestra Violões Amazonas/Michael Dantas

A Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam), corpo artístico da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), apresentará um concerto especial em Brasília, na noite deste sábado (04), pela oitava edição do Festival Música na Estrada. O repertório mesclará músicas amazonenses, obras clássicas e sucessos do rock. O evento será realizado no Teatro Unip, com entrada gratuita.

O secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, destaca que a apresentação é um importante passo para a divulgação da cultura do Amazonas. “Este espetáculo em Brasília é resultado de uma parceira entre a SEC e o Festival, que possibilitou a viagem da Ovam sem custos para o estado. É um importante passo para a divulgação da nossa cultura e o início da possibilidade de outros diálogos com a iniciativa privada, para que parcerias como essa continuem acontecendo e, assim, possamos ter nossos grupos artísticos circulando pelo País e dando continuidade ao processo de descentralização da cultura”, declara.

De acordo com o maestro Davi Nunes, regente titular da Ovam, a orquestra se sente lisonjeada por poder participar de mais uma programação do Festival. “Já participamos da programação do Música na Estrada em Belém e em Boa Vista, com apresentações e oficinas. É uma honra para nós podermos nos apresentar em Brasília e, para essa ocasião, preparamos um repertório variado, com um pouco de tudo”, diz Davi Nunes.

Na lista de composições a serem apresentadas pela Ovam constam clássicos de Antonio Vivaldi e W.A. Mozart, obras de Tom Jobim, dos amazonenses Teixeira de Manaus e Claudio Santoro, e um sucesso da banda de rock Queen.

“Brasília tem um apelo cultural ao violão muito forte. Lá eles também têm grupos de choro e uma orquestra de violões. Por conta disso, temos um repertório que vai desde um concerto para bandolim e cordas do Vivaldi, até Teixeira de Manaus e ‘Bohemian Rhapsody’ (do Queen)”, destaca o maestro Davi Nunes.

A Ovam também participará da programação de oficinas do Festival em Brasília, com participação do professor Carlos Jr., integrante e solista da orquestra.

Festival Música na Estrada – Desde 2011, o Festival Música na Estrada promove a valorização de conteúdos artísticos de várias regiões do Brasil. Na oitava edição, o Festival já percorreu as cidades de Boa Vista, Belém, Manaus e Porto Velho, com apresentações gratuitas.

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook, Twitter e Instagram – culturadoam.