Padre amazonense participa de missa de despedida de Bento XVI no Vaticano

Foto: Divulgação

Entre os cerca de 4,5 mil religiosos que acompanharam a missa exequial para encerrar o funeral de Josephe Ratzinger, o papa Bento XVI, estava o padre amazonense Adelson Santos, 58 anos, professor da Universidade Gregoriana de Roma.

A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (5). “Na sua homília o papa Francisco ressaltou a importância da nossa fé. Lembrou a figura das mulheres que foram ao túmulo de Jesus levar o bálsamo da esperança e o óleo da gratidão. E assim é também hoje, de ter gratidão e esperança pelo que foi e continua sendo o papa Bento, na nossa vida, na vida da igreja, particularmente pelo carinho da vez que esteve no Brasil, e toda sua preocupação com o nosso povo, nossa igreja e nossa Amazônia”, comentou Santos.

Mais de 200 mil pessoas prestaram as últimas homenagens ao papa emérito desde a última segunda-feira (2), quando corpo do religioso foi exposto para o velório na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Hoje, o papa Francisco presidiu a missa exequial para encerrar o funeral.

Ratzinger morreu no dia 31 de dezembro de 2022. Caixão Na noite de quarta-feira (4/1), o caixão com o corpo de Bento XVI foi fechado. O caixão é triplo, com uma primeira cobertura em cipreste, outra em zinco e uma última em carvalho. Nele também estão diversos objetos relacionados ao papa emérito. Entre eles, o Regito, texto que fica em cilindro de metal e que conta a história de vida de Joseph Ratzinger, desde que ele nasceu até sua morte. O papa Francisco, muito emocionado, exaltou a vida de fé e de trabalho do amigo.

“Bento, fiel amigo do Esposo, que a tua alegria seja perfeita escutando definitivamente e para sempre a sua voz”, disse, em um dos momentos da missa exequial. “Como as mulheres do Evangelho junto ao túmulo, estamos aqui com o perfume da gratidão e o unguento da esperança para mostrar-lhe, mais uma vez, o amor que não se perde; queremos fazê-lo com a mesma unção, sabedoria, delicadeza e dedicação que ele conhecia”, exaltou papa Francisco. Após o funeral, o caixão repousará nas Grutas do Vaticano.(Portal do Marcos Santos)