Pescadores artesanais indígenas de Amaturá recebem mais de R$ 150 mil, provenientes do apoio do Idam

Foto: Divulgação/Idam

O recurso atendeu 13 projetos voltados à aquisição de insumos e o custeio da atividade pesqueira no município…

Nesta segunda-feira (04/12), pescadores artesanais indígenas de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus) obtiveram acesso a R$ 150 mil em crédito, viabilizado por meio de projetos elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), com a aprovação da Agência de Fomento do estado do Amazonas (Afeam), responsável pela concessão do recurso.

O recurso foi disponibilizado em implementos (motores rabeta, canoas de alumínio e freezers) e capital de giro, abrangendo 13 projetos de crédito. “A iniciativa beneficiou produtores das comunidades indígenas Bom Pastor, Canimaru e São Francisco do Canamari, proporcionando-lhes maior facilidade não apenas para exercerem a atividade pesqueira, mas também para escoar e comercializar as produções”, afirmou Darney Nunes, gerente da unidade local (UnLoc) do Idam em Amaturá.

O gerente destacou ainda a importância da iniciativa de crédito, que viabilizou o acesso ao crédito por parte dos pescadores rurais, ressaltando a colaboração conjunta do Idam e da Afeam para atenderem o trabalhador rural.

“Estamos atentos às necessidades desse público e não temos medido esforços para garantir que ele tenha recursos para o fomento da atividade pesqueira. Nossos técnicos e a nossa UnLoc, assim como todas as unidades locais do Idam no estado, estão preparados para atender à demanda por crédito rural, mediante a elaboração de projetos”, concluiu o gerente.