Plínio Valério e os yanomami, guerra do dinheiro no Governo Federal, Bolsonaro volta

Plínio Valério, em Brasília/Foto: Reprodução

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) virou persona non grata entre os índios yanomami. Ele critica as Organizações Não-Governamentais (ONGs), que atuam junto aos índios, e o Fundo Amazônia. A Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (Ayrca) emitiu nota contra a ida de senadores à Terra Indígena, na segunda semana de abril. As lideranças dizem que há protocolos a serem seguidos. Mas, no fundo, querem evitar parlamentares conservadores, como Plínio, que defendem a mineração em terra indígena.

Bolsonaro volta O presidente Bolsonaro chegou ontem (30/03), após ter partido para os EUA em dezembro, de volta ao Brasil. Desembarcou por uma saída lateral, em Guarulhos, reclamou de carro blindado e foi à cúpula do PL. Confirmou que fará oposição a Lula: “Eles não vão fazer o que bem querem com o destino da nossa nação”, disse.

Bolsonaro volta (2) Pergunta que não quer calar: se Bolsonaro não conseguiu parar o PT e permitiu a volta de Lula, sendo presidente, o que pode fazer agora, sem o poder?

Bolsonaro volta (2) Pergunta que não quer calar: se Bolsonaro não conseguiu parar o PT e permitiu a volta de Lula, sendo presidente, o que pode fazer agora, sem o poder?

Guerra contra os medidores

Foi sancionada, há pouco, pelo prefeito David Almeida, a lei municipal que proíbe a instalação de medidores. A lei foi aprovada segunda (27/03) pelos vereadores, dos quais é a iniciativa. Agora a guerra será na Justiça.

Amazonas em Brasília

Daniel Pinheiro Viegas, procurador do Estado do AM, foi nomeado chefe de Gabinete na Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável. É órgão do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. A portaria com a nomeação está, esta quinta-feira (30/04), no Diário Oficial da União.
Amazonas em Brasília (2)

Daniel Viegas tem boas relações com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), nos quais foi assessor jurídico. Era procurador do Meio Ambiente, na PGE-AM, desde 2019. Longe de ser xiita, Daniel é técnico respeitado e gosta de ver as coisas acontecerem.

Gleisi x Campos

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, está peitando publicamente o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Campos foi nomeado por Bolsonaro, em 2018, e teve o mandato prorrogado em 2021, até dezembro de 2024. Gleisi quer flexibilização dos juros para que o governo possa investir. O presidente do BC, neto de Roberto Campos, é linha dura com os juros. O ministro da Economia, Fernando Haddad, já disse que é impossível agradar aos dois. É a guerra do dinheiro.

Pontes de madeira

O recurso às pontes de madeira, um “jeitinho brasileiro” de conviver com a sub-habitação, está manjada. A maioria acaba funcionando como barragem para o lixo e é a primeira coisa que a chuva leva. Joga-se de tudo nos igarapés, geladeira, fogão, estofados, e a conta volta nesta hora.

Pontes de madeira (2)

Pontes de madeira sobre igarapés, quando chega a cheia, são um paraíso para a corrupção. Ainda há quem as venda como “serviço” prestado à coletividade. Serviço é urbanização, como mostra a calamidade atual.

Futebol tem decisões

Este fim de semana, domingo (02/04), começam as decisões dos campeonatos Paulista e Carioca. Água Santa x Palmeiras será às 15h. Flamengo x Fluminense às 19h30. A volta, no domingo seguinte (09/04), será para os paulistas às 15h e para os cariocas às 17h. Tudo no horário de Manaus.

Decisão amazonense

O Campeonato Amazonense está na fase semifinal. Amanhã, sábado (01/04) tem Amazonas x Nacional, no estádio Carlos Zamith, 15h30. O Amazonas ganhou o jogo de ida por 1 a 0. Domingo (02/04) é a vez da outra semifinal iniciar, com Princesa x Manauara, às 15h30, no Gilbertão, em Manacapuru. A volta será sábado (08/04), no Carlos Zamith, às 15h30.(Portal Marcos Santos)