Policia Civil do AM apresenta balanço das ações de combate à criminalidade, em 2022

Drogas apreendidas/FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM.

Mais de 8 toneladas de drogas foram apreendidas e 18 mil inquéritos remetidos ao Poder Judiciário…

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apresenta o balanço das ações policiais realizadas ao longo de 2022, com grandes operações deflagradas, que resultaram no combate às organizações criminosas, na retirada de circulação de grandes volumes de drogas ilícitas, armas e munições, bem como na prisão de indivíduos de altíssima periculosidade no Estado.

Além disso, a PC-AM alcançou números positivos de inquéritos policiais (IP) instaurados e remetidos ao Poder Judiciário, em diversos crimes, como homicídios, estelionatos, violência doméstica, tráfico de drogas, roubo, entre outros.

O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, enfatizou que a Polícia Civil trabalhou arduamente em 2022, com o objetivo de combater e elucidar crimes, e levar mais segurança à população amazonense. Segundo ele, esse trabalho trouxe um saldo positivo nos números apresentados no final deste ano.

“Realizamos diversas operações que tiveram repercussão no estado e também em âmbito nacional, em que efetuamos prisões de criminosos de altíssima periculosidade e na desarticulação de organizações criminosas. Destacou que em 2023, esse trabalho irá continuar, sobretudo com a chegada dos novos policiais, que chegam para somar conosco”, salientou Fraga.

Drogas e armas

De janeiro a novembro de 2022, a Polícia Civil apreendeu mais de 8 toneladas de drogas, durante operações realizadas na capital e nos municípios do interior do estado. Sendo 6,7 toneladas de maconha, 1,3 toneladas de cocaína, além de drogas sintéticas.Nesse mesmo período, também foram apreendidas 1.252 armas de fogo, que estavam em posse de criminosos.

Inquéritos

No decorrer de 2022, as equipes de investigação da PC-AM fecharam mais de 18 mil inquéritos remetidos ao Poder Judiciário. Ademais, prendeu mais de 9 mil pessoas, em cumprimento a mandados de prisão e em flagrante delito.

Investimentos

Por meio do Departamento de Administração e Finanças (DAF) da instituição, foram realizadas revitalizações em 29 unidades policiais, entre especializadas e Distritos Integrados de Polícia (DIPs) na capital, bem como as Delegacias Especializadas e Interativas de Polícia no interior.

Além disso, conforme a Gerência de Transportes (Getran) da instituição, o corte de despesas aliada com a responsabilidade com o dinheiro público, resultou na economia de R$ R$ 343.800 em consumo de combustível.

Viaturas

A renovação da frota de veículos é um dos destaques da atual gestão, que contou com o apoio do Governo do Estado. No ano de 2022, foram 216 viaturas adquiridas e substituídas, entre caracterizadas, com destaque para as modelos S-10; além das viaturas descaracterizadas de modelos diversos, utilizadas naqueles serviços em que a população não vê, mas que resultam na elucidação de inúmeros crimes.

“São grandes conquistas nesses últimos 4 anos. Muitas investigações de qualidade de repercussão nacional, na capital e no interior, aquisições de novas viaturas, novos mobiliários e renovação de parte do armamento. Isso traz uma motivação maior para o trabalho de nossos policiais”, afirmou Bruno Fraga.

Grandes operações

A Polícia Civil deflagrou grandes operações, entre elas: Acalento, Anjos da Guarda, Best Friday Sem Pirataria, Bagul, Cantagalo, Caso Sargento Evandro, Cerberus, Choque de Ordem Sanitária, Demolidor, Desarme, Divisa, Domo de Ferro, Double Tap, Esparta, Êxodo 2, Fake Machine, Fio da Meada, Godfather, Housekeeping, Injustiça criminal, Interior Mais Seguro-Rescaldo, Levítico, Marina, Medina, Parede Verde, Poseidon, Reflexo, Silvanilde, Tolerância Zero, Tupinambarana, Veneza e Vetus 3.