Polícia Militar do AM apreende combustível e pescado ilegal durante curso de operações fluviais

FOTOS: Divulgação/SSP-AM

Dez mil litros de gasolina e 600 quilos de pirarucu salgado ilegal foram apreendidos por policiais militares, que participam do 1o Curso de Operações Fluviais (Copflu) do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). A operação fluvial, que faz parte da terceira fase do curso, iniciou na última quinta-feira (04/02) e deve se estender até o dia 18 deste mês.

De acordo com o comandante do BPAmb e coordenador do curso, major Wallasson Lira, a operação que envolve 23 policiais militares, está concentrada no rio Solimões e já teve resultados positivos. “Nós tivemos a apreensão de dez mil litros de gasolina que estava sendo conduzida, juntamente com uma draga, que vinha de Porto Velho. E essa gasolina era para abastecer uma atividade de garimpo ilegal no Japurá”, explicou.

A embarcação foi apreendida e uma pessoa foi presa. Em outra ocorrência, os policiais conseguiram apreender, em uma embarcação, 600 quilos de pirarucu salgado próximo ao município de Iranduba (a 34 quilômetros de Manaus).

O major ainda explicou que o curso tem como objetivo preparar os policiais militares para possíveis situações de risco em ações de patrulhamento fluvial, onde é exigida muita técnica por parte das guarnições. A operação conta com a lancha Tiradentes (ferry boat), que tem capacidade para 40 tripulantes e duas lanchas de patrulhamento fluvial.