Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem em área comercial na zona Centro-Sul

Foto – Divulgação / Seminf(Vieiralves)

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalham na substituição de parte de uma rede de drenagem profunda, nesta segunda-feira, 26/12, que não suportou o fluxo das águas e rompeu, na rua Rio Itannana, conjunto Vieiralves, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

A via, que é comercial, ficou comprometida com um afundamento parcial provocado pelo rompimento da tubulação da antiga rede de drenagem, deixando o local intrafegável. Com a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Júnior, os serviços iniciaram de forma emergencial, com atuação de dez homens, utilizando máquinas retroescavadeiras, escavadeiras hidráulicas e caçambas.

Inicialmente as equipes fizeram a escavação no local e, logo em seguida, identificaram as peças danificadas e iniciaram a substituição dos tubos comprometidos por novos de concreto e ferro que garantirão a vazão correta das águas das chuvas.

De acordo com o chefe da Divisão de Dragagem e Drenagem da Seminf, engenheiro Edinaldo Ramos, as ações emergenciais na infraestrutura visam solucionar os problemas de maneira imediata e evitar transtornos maiores à população.

“Diante de situações emergenciais como essa, a atuação é imediata e os impactos à população são minimizados. Aqui tem uma particularidade, por se tratar de uma área comercial, o descarte irregular de lixo é maior e levado para dentro das tubulações provocando o rompimento da rede de drenagem. Estamos trabalhando de forma acelerada para finalizar o quanto antes e não impactar o trânsito da área”, explica o engenheiro.

Os serviços de recuperação e implantação de redes de drenagem são realizados diariamente pelas equipes de obras da Seminf. Os trabalhos visam melhorar a fluidez das águas pluviais e de alguns igarapés que passam por áreas com habitações, uma constante em quase todas as ruas da capital.

A previsão é de que as obras na rua Rio Itannana, conjunto Vieiralves, sejam concluídas com asfaltamento da via até o fim desta semana.