Primeira edição da Caravana da Criança atende mais de mil pessoas em Autazes

Primeira "Caravana da Criança", em Autazes/Foto: Augusto Ferreira

Foi realizada na última sexta-feira (24), a primeira “Caravana da Criança”, projeto desenvolvido pela Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O município de Autazes, a 108 km de Manaus, foi a primeira cidade contemplada com a ação itinerante no Amazonas.

Nessa primeira edição, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), Câmara Municipal e a Prefeitura do Município, mais de mil pessoas da Comunidade de Sampaio tiveram acesso à emissão de RG e CPF; orientação jurídica, psicológica e social; teste para sífilis, hepatite e HIV; vacinação da H1N1; e avaliação nutricional. Além disso, foram realizadas palestras, distribuição da cartilha de prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças, adolescentes e jovens e inúmeras brincadeiras.

De acordo com o presidente da Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Aleam, deputado estadual Álvaro Campelo (PP), o objetivo da “Caravana” é fortalecer o trabalho de combate à pedofilia, abuso sexual e drogas, levando serviços essenciais a toda comunidade. “Infelizmente, estamos vendo o crescimento da violência contra a criança e o adolescente, principalmente no interior. Agradeço a parceria do prefeito Andreson Cavalcante e do Governo do Estado, que foram essenciais para a realização desse evento”, disse o deputado.

Para o prefeito do Município, Andreson Cavalcante, a realização da ação social é um presente para a população. “Estou muito contente em receber a ‘Caravana da Criança’, que proporcionou inúmeros benefícios ao nosso povo. Agradeço o compromisso do presidente da ‘Comissão’, deputado Álvaro Campelo, que nos escolheu para sermos o primeiro município a receber esta tão importante ação itinerante. Isso mostra, acima de tudo, compromisso com o cidadão amazonense”, afirmou Cavalcante.

Itacoatiara

No sábado (25), o deputado Álvaro Campelo se reuniu com o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, e com os vereadores Aluísio Isper Neto e Bosco Rodrigues sobre o projeto de implantação do Procon no município. “O Prefeito assumiu um compromisso comigo e com os vereadores de instalar uma unidade do órgão até o final do ano. Os consumidores de Itacoatiara merecem ter este órgão para fazer valer os seus direitos”, afirmou Campelo.

Para finalizar os compromissos do fim de semana, na manhã de domingo (26), o parlamentar visitou a sede da Apae, a convite da presidente da entidade, Sirange Rodrigues. Álvaro Campelo comprometeu-se em destinar emendas para a compra de um novo ônibus para a instituição.

Fotos: Augusto Ferreira