Principal acusado e mais dois envolvidos na morte de PMs são mortos no rio Abacaxis

Bacurau(camisa do Fla), seria o comandante d bando/Foto>Divukgação

A ação da Polícia Militar (PM), no rio Abacaxis, no Município de Nova Olinda, teve novo confronto à bala. Bacurau, tido como líder do grupo que matou cabo e sargento, sábado (01/08), foi morto a tiros pela polícia.

Outros dois, ainda não identificados, também foram mortos. Eles teriam tentado nova emboscada contra os policiais. A informação é de uma fonte policial. Os corpos dos três mortos estão sendo levados para Nova Olinda. Nesta terça (05/08), pela manhã, o cabo Márcio Carlos de Souza, o 33 do curso de Operações Especiais, o “curso do Bope”, de 40 anos, foi enterrado em Manaus.

Ele é um dos dois mortos no confronto. Grande parte dos policiais militares e civis do Amazonas participou do cortejo e sepultamento, em clima de comoção. No Amazonas, o Bope é a Companhia de Operações Especiais (COE). O 3º Sargento Manoel Wagner Silva Souza (o 23), de 55 anos, que foi morto com tiros na testa, de espingarda 12, cano serrado, será enterrado somente à tarde, às 15h00. Ele tem restos de pólvora no rosto, o que demonstra o tipo de arma utilizado no confronto, ilegal e característico de criminosos.

Reação policial

A PM foi ao rio Abacaxis, em operação especial, depois que civis, pescadores esportivos, foram recebidos a tiros. Em seguida, o próprio comandante-geral, coronel Norte, seguiu no comando de 40 homens para o local. Eles foram em busca dos acusados de emboscar os 21 PMs do grupo anterior. O próprio governador Wilson Lima prometeu rigor na apuração dos fatos. “No primeiro confronto, na emboscada contra os colegas, eles recuaram atirando. Só pararam quando puderam retirar os corpos e os dois feridos. Houve mortos do outro lado, mas, até agora, não se sabe quantos foram”, disse a fonte. As informações extraoficiais falam tanto em cinco, como em sete mortos.

Os homens que enfrentaram os policiais pertenceriam a uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas. Eles estariam no local, fortemente armados, para proteger plantações de maconha. O rio Abacaxis, entre Borba, Maués e Nova Olinda, tem também garimpo ilegal de ouro. Ainda não há informação de quando os PMs retornarão a Manaus. O portal foi informado de que, devido à emboscada no primeiro confronto, muitos policiais estão embrenhados nas matas, para surpreender os atiradores.

Fonte: Portal Marcos Santos