Projeto do Sargento Bentes Papinha criar a medalha General Thaumaturgo Vaz, na Câmara Municipal

Vereador Bentes Papinha cria Medalha Thaumaturgo Vaz/Foto>Assessoria

O plenário da Câmara Municipal de Manaus deliberou, na manhã de ontem, terça-feira (17), o Projeto de Resolução n° 013/2019, de autoria do vereador sargento Bentes Papinha (PL), que acrescenta novo inciso ao artigo 174 da Resolução nº 092 de 09 de dezembro de 2015 do Regimento Interno da Casa Legislativa, criando, na área militar, a Medalha General Thaumaturgo Sotero Vaz.

“Nosso objetivo é prestigiar os valorosos militares que forem condecorados pelo poder municipal com uma comenda adequada, uma vez que não existe, no regimento interno da Casa, uma comenda direcionada, específica para área militar,” justificou o parlamentar que é subtenente da Polícia Militar do Amazonas.

BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO

O general de brigada Thaumaturgo Sotero Vaz, um dos poucos amazonenses a chegar ao posto de general de brigada do Exército Brasileiro, era uma personalidade de grande influência na sociedade manauara e de toda a Amazônia Ocidental.

Sua brilhante história no Exército Brasileiro passa pelos períodos em que comandou duas unidades de ponta do Exército, a saber: o Centro de Instrução de Guerra na Selva, CIGS, (1984-1985) e o 1° Batalhão de Infantaria de Selva, 1° BIS, (1980-1982).
Além disso, o general Thaumaturgo chefiou o Estado-Maior da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e, também, do Comando Militar da Amazônia, CMA, (1988-1992).

O general Thaumaturgo foi um incentivador do desenvolvimento da Amazônia Brasileira, um líder, um ícone que deixou marcado para sempre no nosso Exército a vida, o combate e o trabalho. Um General que vai continuar inspirando nossos militares eternamente.