Regularização ambiental na RDS do Rio Amapá beneficia mais de 400 agricultores familiares

Fotos: Divulgação/Sema

Ação promovida pela Sema, junto ao Idam, levou emissão de documentos diversos para produtores familiares…

Comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Amapá, em Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus) avançaram na regularização ambiental. Ao longo de sete dias, mutirões promovidos pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente (Sema), junto ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), beneficiaram um total de 400 agricultores familiares com emissões de documentos, orientações e inscrições no Programa Garantia Safra.

A ação foi realizada de 21 a 27 de março, com o objetivo de levar políticas públicas diversas para acesso dos moradores e pequenos produtores das 12 comunidades pertencentes à Unidade de Conservação Estadual, segundo explica o gestor da RDS, Rosivan Moura.

“O objetivo principal seria realizar o censo nas comunidades da RDS do Rio Amapá e aproveitamos para levar outros serviços importantes para a comunidade, como emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), carteira do produtos e Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A parceria com o Idam é de fundamental importância para realização dessas atividades”, destacou.

Segundo a gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Manicoré, Mariza Lisley, o Idam atuou na emissão de 138 CAF e inscrições no Programa Garantia Safra. A iniciativa também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Manicoré.

“A ação permitiu a emissão dos CAF nas comunidades, um documento importante para o acesso às políticas públicas para a agricultura familiar, que ajuda a comprovar atividade rural, mas também oferecemos orientações sobre o acesso ao crédito rural e programas de comercialização institucionais”, delineou a gerente.

As atividades foram conduzidas nas comunidades Democracia, Vista Alegre e Jatuarana, que serviram de comunidades base para a ação, mas também foram atendidos agricultores das comunidades do Pandegal, Água Azul, Santa Maria e Urucuri, Terra Preta, Santa Eva, Boa Esperança e Aldeia Kamaywá.