Romaria das Águas leva multidão à orla de Parintins, na saudação à padroeira

Parintins, em festa da Padroeira/Foto:Divulgação

Milhares de devotos de Nossa Senhora do Carmo ocuparam a orla de Parintins no início da noite desta quinta-feira(14), para o momento especial da Romaria das Águas em homenagem à padroeira dos parintinenses.

Dezenas de embarcações acompanharam o ferry boat Maytê Saphira da Boca do Limão até o porto da cidade, depois de descer o rio Amazonas por 365 quilômetros, conduzindo de Manaus a Parintins a escultura da virgem do Carmelo, com mais de 15 metros de altura.

A embarcação se transformou em um andor flutuante com uma decoração especial idealizada pelo artista Juarez Lima. A Romaria das Águas com o módulo artístico da imagem da santa é um dos momentos mais aguardados da Festa em honra a Nossa Senhora do Carmo.

Desde a saída da capital até a chegada a Parintins artistas locais e cantores se revezaram nos cânticos, entre eles David Assayag e Israel Paulain.

A Romaria chegou a Parintins às 18h30 ladeada por várias outras embarcações em uma procissão fluvial. Muitos fiéis participaram nas embarcações, enquanto outras centenas acompanharam da orla do município a passagem da imagem gigante.

No porto muitos fogos de artifício, a saudação do bispo da Diocese Dom Giuliano Frigeni, as palavras do apresentador do boi Garantido Israel Paulain e a emoção do artista Juarez Lima, que chorou ao lembrar amigos, a esposa e familiares falecidos na pandemia.

“É uma forma de retribuição que a gente faz para Nossa Senhora do Carmo. A devoção à virgem do Carmo é grandiosa e nós expressamos nossa fé pelo grande rio que abraça a cidade”, disse o artista. Por Peta Cid/Portal Marcos Santos)