Saúde participa do 1º Encontro Vhiva Mais no Dia Mundial de Combate à Aids

Fotos: Anne Alves/FVS-RCP

Evento ocorreu em alusão ao Dia Mundial de combate à Aids…

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas, participou, nesta sexta-feira (01/12), dia mundial de combate à Aids, do 1º Encontro Vhiva Mais, com o tema, “Unidos na Prevenção e na Esperança: Vencendo a Aids Juntos!”. O evento é realizado pelo Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), em Manaus.

O propósito da iniciativa é promover a conscientização sobre o HIV/AIDS, compartilhando informações essenciais sobre prevenção, tratamento e apoio, buscando construir pontes entre a ciência e a comunidade, bem como a criação de estratégias eficazes e inclusivas para enfrentar os desafios relacionados à Aids.

Na ocasião, foram lançados os painéis epidemiológicos com cenário de HIV/Aids, sífilis e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), disponíveis no site da FVS-RCP (https://www.fvs.am.gov.br/dadossaude).

“A participação no encontro enfatiza a colaboração da FVS com diversos setores. Essa abordagem colaborativa contribui para o desenvolvimento de estratégias inclusivas que atendem às diversas necessidades da comunidade e reforça o compromisso contínuo em enfrentar os desafios relacionados ao HIV/AIDS, de maneira abrangente e colaborativa”, pontua a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

Para o chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), Alexsandro Melo, o evento é significativo, pois agrega e unifica, trazendo à tona as ações de prevenção realizadas no cotidiano. “Além disso, o evento proporciona a oportunidade de incorporar os movimentos sociais. A importância também reside na troca de dados e informações, visando o comprometimento das políticas públicas, ao abordar a temática do HIV e das infecções sexualmente transmissíveis”, ressalta.

Prevenção

O pesquisador da ILMD/Fiocruz Amazônia e um dos palestrantes do evento, Paulo Afonso Nogueira, cita que a informação e a comunicação são a chave para disseminá-las à prevenção para toda a população.

 

“Isso é fundamental para reverter o número de casos relacionados à doença, compartilhar diversas experiências e encontrar alternativas para seu controle. O tema é abrangente e crucial não apenas para as autoridades públicas, mas também para estudantes, pesquisadores, entre outros”, colaborou o pesquisador.

O participante do evento, Bruno Fernandes, considera um marco significativo abordamos a prevenção ao HIV/AIDS, especialmente durante o mês de dezembro, com a campanha de saúde “Dezembro Vermelho”, dedicada à conscientização.

“Eventos de grande importância, como este, fazem toda a diferença, pois representam uma luta contínua. É crucial para nos mantermos atualizados e aprofundarmos nosso entendimento sobre o assunto, destacando dados estatísticos relevantes. Este momento é único e contribui para a luta contra essa doença”, disse Bruno.

Sobre o evento

Criado há dois anos, o Vhiva Mais é um seguimento do Laboratório de Diagnóstico e Controle de Doenças Infecciosas na Amazônia (DCDIA), que realiza estudos científicos tendo como público-alvo as pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Os trabalhos iniciaram tendo como linhas de pesquisa a investigação das características clínicas e imunológicas relacionadas ao risco de óbitos nas internações, amadurecendo para a criação do Ambulatório de Retrovirologia Humana, direcionado para comorbidades, neurocognitivas, sarcopenia e doenças ósseas em pessoas vivendo com HIV/AIDS.