Secretaria de Produção do AM, entrega 31 mil alevinos de tambaqui, em área rural de Manaus

FOTO: Divulgação/Sepror

Produtores da zona rural de Manaus receberam também ração e 90 certificados referente a cursos de capacitação…

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou na quinta-feira (30/03), a entrega de 31 mil alevinos de tambaqui, ração para peixe e mais 90 certificados referente a cursos de capacitação realizado no Assentamento PAA Tarumã Mirim e ramal do Pau Rosa na Br 174, Km 21, zona rural de Manaus.

O secretário de Pesca e Aquicultura da Sepror, Márcio Pinheiro, destacou que a distribuição de alevinos e ração realizada durante a ação, é uma iniciativa do Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura de Manaus, tem como objetivo fomentar a atividade da piscicultura e as capacitações em boas práticas de manejo, como forma de apoiar os piscicultores quanto ao incremento da produção e melhoria de renda.

“Essa ação é a continuidade do acordo de cooperação entre a prefeitura e a Sepror, iniciado no ano passado e que foi interrompido devido às eleições. O objetivo do acordo é a soma das forças da prefeitura e do estado para atender aos produtores rurais de Manaus. Esperamos com isso, ter uma maior abrangência do atendimento e assim estimulá-los a se manterem na atividade e ao mesmo tempo incentivando os comunitários ao empreendedorismo” destacou o secretário.

A Semacc contribuiu com a ração para os piscicultores e foi a responsável por fazer um levantamento dos produtores que estavam com os tanques aptos a receberem os alevinos. Essa triagem foi repassada à Secretaria de Pesca e Aquicultura da Sepror, que fez a reserva em Balbina para que assim, pudesse ser feita essa entrega na área rural.

Para a diretora da Semacc, Meyb Seixas, “esse trabalho em parceria com o Governo do Estado, tem feito toda a diferença na vida dos produtores, eles saíram muito agradecidos por terem todo esse amparo,” afirmou a diretora.

Os representantes das secretarias afirmaram, ainda, que juntas farão um cronograma de capacitação, fomento e acompanhamento, por meio de assistência técnica dos produtores assistidos pela prefeitura para acompanhar o desenvolvimento desses alevinos entregues e verificar também quem estará apto a fazer o processo de legalização para que futuramente, seja possível cadastrá-los nas compras públicas da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

Participaram do evento o Secretário Executivo Adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Márcio Pinheiro; o vereador Eduardo Alfaia, a diretora da Semacc, Meyb Seixas; o presidente do Conselho (Tarumã Mirim), Amilson; e os piscicultores do Projeto de Assentamento (PA) do Tarumã Mirim.