Sepror e Sebrae promovem ‘Dia de Campo da Piscicultura’, em Rio Preto da Eva

FOTO: Emerson Martins/Sepror

Para apresentar novas tecnologias no pescado e na aquicultura aos piscicultores, em Rio Preto da Eva. a 57 quilômetros de Manaus, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae/AM), promoveram, neste sábado (01/04), o Dia de Campo da Piscicultura.

A ação ocorreu na Fazenda Cantinho do Céu, Rodovia AM-010, e contou com a participação de aproximadamente 170 piscicultores, agricultores, técnicos e empresários voltados ao setor primário da região.

O Secretário-executivo, em exercício, de Pesca e Aquicultura da Sepror, Márcio Pinheiro, afirma que o Governo do Amazonas tem dado todo apoio, desde o repasse de recursos para a realização da 6ª Feira da Piscicultura, como apoio técnico, cursos e entrega de alevinos.

“Rio Preto da Eva tem mostrado bons resultados na atividade da piscicultura, e buscamos estimular ainda mais o segmento. Hoje, no Dia de Campo da Piscicultura, entregamos mais de 30 mil alevinos de tambaqui, daqui, a cerca de 1 ano, vamos fazer a despesca desse peixe para a comercialização, gerando renda aos piscicultores”, ressalta Márcio.

Durante o Dia de Campo, foram ministrados cursos teóricos e práticos, abordando palestras voltadas à montagem e manutenção de aeradores, uso de drones na piscicultura, uso e armazenamento de rações.

“Eu não tinha total conhecimento das atividades, como estou tendo agora. Estou dando valor a esse grande Dia de Campo, onde estou ganhando conhecimento para valorizar meu pescado. Também recebi alevinos. Isso vai nos ajudar bastante nossa produção. Estamos saindo daqui satisfeitos”, diz o Presidente da Comunidade Santo Antônio ZF7A, de Rio Preto da Eva, piscicultor Frank Oliveira.

A profissionalização dos piscicultores também contou com o apoio dos técnicos das empresas da Automatec e Maruá Ambiental e Agrimenssura, e também da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento de Rio Preto da Eva (Sempa), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) e Banco da Amazônia.

Feira da Piscicultura

O evento faz parte da programação da 6ª Feira da Piscicultura no município, promovido pela Prefeitura de Rio Preto da Eva. A Feira iniciou na sexta-feira (31/03) e seguirá até o próximo domingo (02/04).

Para apoiar a realização da Feira, a Sepror destinou R$ 300 mil em recursos financeiros. Durante os três dias de evento, a estimativa é receber um público de 40 mil pessoas, beneficiando em média 200 piscicultores e 150 comerciantes da região, criando oportunidades empreendedoras aos produtores rurais e estimulando o comércio.

De acordo com o Prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Oliveira, o Governo do Estado vem apoiando todos os eventos, além de exposições, palestras e Dia de Campo para atender o produtor rural.

“Se Rio Preto da Eva hoje é o segundo maior produtor de peixe em cativeiro do Brasil, eu posso dizer que isso é graças ao trabalho efetivado pelo Governo do Estado, Prefeitura Municipal e o Governo Federal”, finaliza Anderson.