Técnicos de Saúde fortalecem vacinação em São Paulo de Olivença

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Equipe de Amaturá também foi contemplada nas ações…

Como parte das medidas para ampliação da cobertura vacinal no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até esta sexta-feira (21/07), visita técnica ao município de São Paulo de Olivença, distante 985 quilômetros de Manaus.

Uma equipe de profissionais de saúde de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus), devido à proximidade do município com São Paulo de Olivença, também participou do treinamento.

A visita da equipe da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunizações (PNI) da FVS-RCP auxilia a equipe municipal de imunização na ampliação da cobertura vacinal da cidade. Os municípios são responsáveis pela operacionalização das campanhas de vacinação.

A programação inclui supervisão das salas de vacinação, atualização do fluxo vacinal e orientações sobre técnicas de atendimento para os profissionais de saúde. Além disso, foram verificados o armazenamento, preparo, distribuição e administração dos imunizantes.

“Estamos prestando apoio técnico, às coordenações municipais do programa de imunização, objetivando o fortalecimento das estratégias para o aumento das coberturas vacinais”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

A coordenadora do PNI da FVS-RCP, Angela Desirée, destaca que a visita técnica é realizada em parceria com a equipe municipal de imunização. “Trabalhamos em conjunto com a equipe do município na orientação dos profissionais de saúde que atuam na imunização, para garantir a segurança nas ações, evitando o retorno de doenças e ampliando a cobertura”, pontua.

A equipe também realizou ação de vacinação no bairro de Santa Terezinha, em São Paulo de Olivença, onde foi verificada a importância de ampliar a cobertura vacinal da região. Foram realizadas vacinações de rotina, além da aplicação de vacina contra a Covid-19.

“Atuamos no bairro com um ponto fixo estratégico e equipes que realizaram busca ativa em domicílio para atualizar a vacinação dos moradores”, destacou o enfermeiro do PNI no Amazonas, Ramon Lisboa, que é coordenador da ação no local.

O enfermeiro também ressalta a importância do apoio do PNI estadual para proporcionar proteção à população. “O apoio às atividades e a administração dos imunobiológicos que são realizados são fundamentais para aumentar a qualidade e eficácia do programa municipal de vacinação. Isso permitirá que a população seja imunizada adequadamente e garantir a ampliação da cobertura vacinal”, avalia.