Trabalho Seguro: Live vai debater sobre teletrabalho e os riscos psicossociais em tempos de pandemia

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Programa Trabalho Seguro (PTS) do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região – Amazonas e Roraima (TRT11) realizará, na próxima quinta-feira (07), uma live com o tema “Teletrabalho e riscos psicossociais em tempos de pandemia”.

A transmissão ao vivo será realizada às 15h, no canal oficinal do TRT11 no Instagram (@Trt11Oficial) e será ministrada pelo juiz do titular da Vara do Trabalho de Presidente Figueiredo, juiz Sandro Nahmias Melo, e pelo juiz do Trabalho Substituto Alexandro Silva Alves, ambos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro. Para participar basta acessar o perfil do TRT11 no Instagram (@trt11oficial) e entrar na transmissão ao vivo.

Teletrabalho

Com o intuito de contribuir para prevenir a transmissão do novo coronavírus (COVID-19), muitas empresas e instituições públicas passaram a adotar o regime de teletrabalho ou trabalho remoto, em especial o home office, como alternativas para o cumprimento do distanciamento social. Nessa nova realidade, os trabalhadores podem ficar expostos a condições que prejudicam sua saúde.

Na transmissão ao vivo, os juízes debaterão sobre os riscos deste trabalho desenvolvido muitas vezes em ambiente improvido, as medidas preventivas a serem adotadas pelos trabalhadores e empregadores, além dos riscos psicossociais do teletrabalho em tempos de pandemia.

Programa

Criado por meio da Resolução nº 96/2012 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o Programa Trabalho Seguro tem o objetivo de desenvolver, em caráter permanente, ações voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

O programa é integrado por gestores nacionais, regionais e interinstitucionais. No âmbito do TRT11, a desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa é a gestora nacional e representante da Região Norte. Os juízes do trabalho Alexandro Silva Alves e Sandro Nahmias Melo são os gestores regionais.