TRANSPARÊNCIA ATIVA: Amazonas tem 535 novos profissionais do Mais Médicos, aumento de 139%

Foto: SECOM PR

A mais recente atualização da plataforma ComunicaBR, do Governo Federal, indica um crescimento expressivo do Mais Médicos no Amazonas. Desde o início de 2023, 535 novos profissionais passaram a atuar no estado. O crescimento é de 139%. Antes, eram 384 médicos do programa no estado. Agora, são 919, sendo 106 em distritos sanitários indígenas.

Relançado pelo Ministério da Saúde em março de 2023, o Mais Médicos bateu recorde de adesão já no primeiro ano. Chegou a 28 mil médicos alocados até o fim de 2023 no país todo. O programa permite o acesso direto a profissionais de saúde nos municípios mais distantes dos grandes centros. Do total, 25.245 estão em serviços de atenção primária, incluindo consultórios de rua, população prisional e de saúde indígena.

Outra área em que houve aumento do atendimento público em saúde no Amazonas foi no Brasil Sorridente, programa voltado para garantir o tratamento odontológico pelo SUS. O estado ganhou dezesseis novas equipes habilitadas em 2023. O total no estado é de 586 equipes.

Segundo os dados atualizados até dezembro de 2023, o Amazonas conta com 693 Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionando com custeio federal, 14 delas habilitadas a partir de 2023. Há 44 ambulâncias básicas, sete UTI móveis do Samu e 14 novas equipes habilitadas para a atenção primária à saúde — totalizando 831 equipes e 126 de atenção básica. Na área de saúde mental, as informações consolidadas em dezembro de 2023 apontam que 26 Centros de Atenção Psicossocial estão ativos no estado.

No Farmácia Popular, mais de 4 mil pessoas no Amazonas foram beneficiadas pelo programa em dezembro de 2023, e 3,87 mil retiraram medicamentos gratuitos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e contraceptivos. Tiveram acesso a medicamentos, de forma gratuita, 917 beneficiárias do Programa Bolsa Família. Outros 357 adquiriram remédios com desconto.

PLATAFORMA — O ComunicaBR teve a mais recente atualização em 19 de fevereiro. Os relatórios permitem consultar transferências federais para estados e municípios e acompanhar a evolução e repasses de programas como Bolsa Família, Farmácia Popular, Mais Médicos, Brasil Sorridente, Benefício de Prestação Continuada, Auxílio Gás, entre diversos outros.

Desde que foi ao ar, em 8 de dezembro de 2023, a plataforma de transparência ativa registrou mais de 1,2 milhão de consultas. Também estão sendo desenvolvidas novas possibilidades de pesquisa e busca de informações por data para que os cidadãos possam ter acesso ao histórico do resultado dos programas federais.

LEGADO – O portal dá continuidade ao legado de transparência do Governo Federal, iniciado com a criação da Controladoria-Geral da União (CGU) em 2003, do Portal da Transparência em 2004, e do Projeto de Lei nº 5.228, de 2009, que foi promulgado em 2011 como a Lei de Acesso à Informação (LAI).

COMO USAR — A consulta é livre para todos os brasileiros. Ao entrar no site, o internauta escolhe o nível territorial dos dados que quer acessar: nacional, estadual ou municipal. Depois, seleciona a área do programa: Agricultura, Cultura, Educação, Emprego, Esporte, Saúde, Transferências ao Cidadão, Transferências aos Estados e Municípios.(SECOM)