Tribunal Pleno do TRT-11 realiza primeira sessão de 2023

Primeira Sessão Tribunal Pleno do TRT-11, em 2023/Foto: Asssessoria

Posse do vice-presidente e da coordenadora do Cejusc 2º Grau, homenagens à desembargadora prestes a se aposentar e lista tríplice para vaga da OAB marcaram a sessão…

Sob a condução do desembargador-presidente Audaliphal Hildebrando da Silva, o Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) realizou a primeira sessão de 2023 na última quarta-feira (15/2). No formato híbrido, a Corte analisou 60 processos administrativos e judiciais. Ao declarar aberta a primeira sessão ordinária do ano, o desembargador falou sobre a gratidão a Deus pela oportunidade de presidir o tribunal e citou nominalmente todos os desembargadores que o antecederam na presidência, aos quais agradeceu pela construção coletiva.

Na lista de agradecimentos, citou ainda os integrantes da magistratura e do corpo funcional, assim como os membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) e os profissionais da advocacia que atuam na 11ª Região Trabalhista. “Nenhum homem é uma ilha. Cada um de nós cumpre seu papel com trabalho e dignidade para chegarmos aonde chegamos”, frisou, conclamando a todos para trabalharem em paz e harmonia.

Posse do vice-presidente e da coordenadora do Cejusc 2º Grau

Logo no início da sessão, o desembargador Lairto José Veloso foi empossado na vice-presidência do tribunal e na presidência da Seção Especializada I. É a segunda vez que o magistrado assume o cargo de vice-presidente. O adiamento da posse foi autorizado pelo Pleno, conforme Resolução Administrativa 353/2022. Os demais dirigentes da nova gestão foram empossados no dia 15 de dezembro do ano passado, em sessão solene no Teatro Amazonas.

Na sequência, ocorreu a posse da desembargadora Ruth Barbosa Sampaio no cargo de coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) – 2º Grau. No atual biênio, a magistrada também é diretora da Escola Judicial do TRT-11 (Ejud-11).

Homenagem à desembargadora Rita Alencar

Em férias regulamentares e prestes a dar entrada no pedido de aposentadoria, a desembargadora Francisca Rita Alencar Albuquerque participou da sessão e foi homenageada pela Corte. Após o presidente franquear a palavra, membros da magistratura e da advocacia manifestaram-se de forma unânime elogiando a trajetória inspiradora da magistrada, que ingressou na Justiça do Trabalho em 1975. Foi aplaudida de pé no plenário lotado.

Ao longo dos 48 anos de carreira jurídica, exerceu diversos cargos como vice-presidente, corregedora, presidente do Regional, diretora da Escola Judicial e do Centro de Memória, além de ter presidido a 1ª Turma e a Seção Especializada II. Com décadas dedicadas à docência, é autora do livro A Justiça do Trabalho na Ordem Judiciária e de outras obras de forma coletiva, com destaque para o Curso de Direito do Trabalho em homenagem ao Professor Arion Sayão Romita

Lista tríplice para vaga da OAB

Outro destaque da sessão foi a composição da lista tríplice para preenchimento da vaga destinada à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pelo quinto constitucional, decorrente da aposentadoria da desembargadora Valdenyra Farias Thomé. Cada integrante do Pleno podia votar em três nomes.

Os mais votados foram os advogados Raphael Caetano Solek (que atua em Roraima e obteve 10 votos), Paulo Dias e Alberto Bezerra de Melo (que atuam no Amazonas e obtiveram 9 e 8 votos, respectivamente). Com a composição definida, a lista será encaminhada ao presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva para a decisão final.(Assessoria)