Unidades de conservação no Amazonas recebem atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Unidades de Conservação recebem a 16ª emana de SNCT/Foto>Fernanda Farias

Duas Unidades de Conservação (UC) estaduais do Amazonas, gerenciadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), estão recebendo a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada no estado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), evento considerado o maior do Brasil na área de divulgação científica, que teve início na terça-feira (22) e segue até o sábado (25), na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista e na Área de Proteção Ambiental (APA) Aturiá Apuazinho.

Esta é a primeira vez em que é realizada uma SNCT Ribeirinha. A edição visa engajar as comunidades do Baixo Rio Negro em um evento científico de nível nacional. A medida oportuniza a socialização das pesquisas da biodiversidade com as comunidades rurais do Baixote e Pagodão, localizadas na RDS Puranga Conquista e Comunidade São Sebastião, na APA Aturiá Apuazinho.

Na programação estão previstas atividades como oficinas para o público infantil, com jogos e brincadeiras lúdicas de insetos aquáticos, oficinas de origami e o tradicional jogo de pescaria, além de uma exposição interativa de abelhas. Para o público infanto-juvenil, serão oferecidas oficinas de reciclagem; prevenção de doenças tropicais, com foco em malária e dengue; e identificação e preparo de alimentos a base de PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais.

O evento é resultado da parceria entre o Inpa e Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê), com apoio da Sema, e conta com a participação também da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa). As atividades iniciaram na terça-feira (22) com jogos, oficinas de origami e reciclagem, e exibição de documentários sobre a fauna local. Nesta quarta-feira (23), além das oficinas e jogos, os comunitários tiveram a chance de participar de rodas de conversa e cine-fóruns, que debateram diversos temas ambientais com destaque para as pesquisas e projetos desenvolvidos pelo Inpa.