Vacinação de profissionais de saúde está suspensa por falta de lista prévia

FOTO: Tiago Corrêa

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) solicitou à Prefeitura de Manaus a lista prévia dos profissionais de saúde a serem vacinados contra a Covid-19 a partir desta segunda-feira (01) para que a imunização possa continuar na capital. No momento, até a apresentação da lista, confirmada pelo Poder Executivo para até às 13h00, a vacinação segue temporariamente suspensa.

De acordo com o mandado da Justiça Federal, a distribuição das vacinas só poderá ser feita após o requerido, no caso a Prefeitura de Manaus, cumprir as determinações impostas, especialmente de total transparência no que se refere a programação e critérios para vacinação, devendo ainda ser divulgada diariamente a lista de vacinados, com a respectiva análise pelos órgãos autores e, em seguida, deliberação do juízo.

Suspensa

A Prefeitura de Manaus esclarece que, na estratégia de vacinação dos trabalhadores de saúde das redes pública e privada contra a Covid-19, iniciada nesta segunda-feira, continuam a ser observados os critérios de preferência definidos na Resolução nº 04 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Nessa etapa, segue a vacinação apenas dos profissionais que atuam na assistência direta à Covid-19 e que se enquadram nos três primeiros níveis de prioridade, ou seja, profissionais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Semi Intensiva ou de Cuidados Intensivos (UCI) e Sala de Emergência (nível 1); das Salas Rosa em Pronto Atendimento (nível 2); e dos serviços de remoção aérea, terrestre ou fluvial de pacientes com Covid-19 (nível 3).

Para receber a vacina, os profissionais devem apresentar, obrigatoriamente, documento de identidade com foto, CPF e crachá ou contracheque para comprovar vínculo com o serviço de saúde.

São 11 os níveis de preferência para o grupo dos profissionais de saúde da linha de frente, e os demais níveis serão alcançados de forma gradativa, conforme a disponibilidade de doses de vacina para o município de Manaus.

Quem vai se vacinar

Por recomendação do Ministério da Saúde, as doses de AstraZeneca irão atender 35% de trabalhadores de saúde; 100% de idosos acima de 75 anos e 37% de idosos entre 70 e 74 anos. A Nota Informativa nº 02/2021 da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), que orienta a distribuição das vacinas aos municípios, foi apresentada e aprovada em reunião, na noite de domingo (24/01), com representantes dos órgãos de controle do Estado do Amazonas.

Os idosos entre 70 e 74 anos que receberão as vacinas são os considerados pacientes com maior risco de agravamento e óbito (acamados, pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica, pacientes com insuficiência renal crônica, pacientes com diabetes insulina dependentes, obesidade com IMC acima de 40, e pacientes transplantados e imunossuprimidos).

Cronograma

Os pontos fixos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 16h00. Também no caso dos profissionais de saúde, será observado o critério de mês de nascimento por dia da semana. Dessa forma, hoje, segunda-feira, dia 1°, poderão ser vacinados os nascidos nos meses de janeiro e fevereiro; no dia 2, os de março e abril; no dia 3, os nascidos em maio e junho; na quinta-feira, dia 4, os de julho e agosto; no dia 5, sexta-feira, os que nasceram nos meses de setembro e outubro; e no sábado, nascidos em novembro e dezembro.

Confira os postos de vacinação:

Complexo de treinamento de direção veicular do Detran/AM – zona Norte
Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) – zona Sul Clube do Trabalhador do Sesi – zona Leste Balneário do Sesc – zona Oeste

Shopping Phelippe Daou – abrangendo as zonas Norte e Leste Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Bola da Suframa) – zona Sul

Hospital Beneficente Português – zona Sul (exclusivo para a vacinação de trabalhadores da saúde)(Portal Marcos Santos)