Vereador quer incluir no calendário oficial de eventos de Manaus, o “Dia de Combate à Hanseníase “

Vereador Gilvandro Mota, Dia da Hanseniase, Calendário de Manaus/Robervaldo Rocha

Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) deliberaram, na manhã de ontem, segunda-feira (01/04), o Projeto de Lei 045/2019 que pretende incluir o Dia Municipal de Prevenção e Combate à Hanseníase, 31 de janeiro, no calendário oficial da cidade de Manaus. A proposta, de autoria da vereador, Coronel Gilvandro Mota (PTC) foi encaminhada para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O parlamentar ressalta que a realização do evento é importante e tem como principal objetivo promover aulas, debates e palestras a respeito da doença, sintomas, efeitos e s formas de prevenção e combate em unidades hospitalares, escolas e creches municipais. “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico mais rápida é a cura”, reforça Coronel Gilvandro Mota.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2018 foram registrados 214 mil casos de pessoas diagnosticadas com hanseníase no mundo. Desse total, 135 mil casos foram registrados na Índia e 25 mil no Brasil.

No Amazonas, segundo dados da Fundação Alfredo da Matta (Fuam), em 2018, foram notificados 370 novos casos de hanseníase. Os casos apontados como suspeitos são encaminhados para tratamento na Fundação Alfredo da Matta, que oferece atendimento regular durante todo o ano.

Hanseníase

A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, caracterizada pelo comprometimento dos nervos periféricos, com perda, ou alteração de sensibilidade cutânea térmica, o que pode gerar incapacidades físicas permanentes, principalmente em mãos, pés e olhos.

A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. A doença costuma evoluir lentamente e pode levar até 20 anos para que sinais e sintomas da infecção sejam detectados. Normalmente o paciente sente sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades.