Vereadores de Manaus recebem orientação sobre o novo coronavírus em Audiência Pública

A Audiência contou com a presença do médico Marcelo Magaldi/Foto>Robervaldo Rocha

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou nesta segunda-feira (09), no plenário Adriano Jorge, um debate sobre o novo Coronavírus (Covid-19) que ataca o sistema respiratório e tem deixado o mundo em alerta. A audiência, de iniciativa do vereador Gilmar Nascimento (PSD) contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi e da a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Deave/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira.

O vereador Gilmar Nascimento disse que é preciso esclarecer a população sobre o que está sendo feito para prevenir casos e uma possível epidemia da doença no município e Estado. “Como representantes do povo temos o dever de trazer temas que causam preocupações na população. O Coronavírus é tema recorrente nos dias atuais e não poderíamos deixar de esclarecer o que podemos fazer para nos proteger”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, informou que foi criado um comitê de atenção ao vírus, formado por técnicos das secretarias municipal e estadual de saúde, sob orientação do Ministério da Saúde (MS). Ele afirmou que as mais de 220 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade de Manaus estão preparadas para identificar os possíveis casos suspeitos e, de imediato, encaminhar ao hospital de referência, Delphina Aziz, localizado na avenida Torquato Tapajós, zona Norte.

Segundo ele, não há motivos para a população entrar em pânico, mas é preciso redobrar os cuidados com higiene pessoal para evitar o contágio. “Para evitar o contágio é importante manter as mãos limpas, usar o antebraço para tossir ou espirrar e utilizar álcool gel e lenço descartável “, reforçou o secretário de saúde, Magaldi.

A diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Deave/Semsa), enfermeira Marinélia Ferreira ressaltou que o objetivo da audiência é informar as estratégias de prevenção, modo de transmissão e alertar sobre os sintomas. Segundo ela, ainda há pouca informação sobre com que rapidez ocorre a transmissão de pessoa para pessoa, mas as orientações para a prevenção são as mesmas de outras doenças respiratórias. “Nosso objetivo é que todas as secretarias municipais possam adotar medidas preventivas entre os servidores e no atendimento ao público”, ressaltou.

Marinélia Ferreira esclareceu que os sintomas do novo Coronavírus se assemelham aos sinais das síndromes gripais, com febre, tosse, espirro, dificuldade para respirar. Segundo ela, a transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminados, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. “Ainda não existe tratamento específico para infecções causadas pelo Coronavírus, mas estudos já estão sendo realizados em diversos países para se chegar a uma alternativa de imunização”, disse.

Também participaram do debate os vereadores Chico Preto (PMN), Marcelo Serafim (PSB), professora Jacqueline (sem partido), Ewerton Assis (Democrata) Isaac Tayah (DC) e Eloi Abreu (Podemos).